Coluna da terça | O “efeito mulher” estará presente na eleição de 2024?
Inevitavelmente com as eleições da primeira mulher governadora e da primeira senadora da história de Pernambuco, a temática feminina estará presente na eleição municipal que se avizinha. É fundamental estar de olho que a virada de chave no protagonismo estadual das mulheres também chegará como um efeito cascata nos munícipios.
O Estado deu a prova, ao levar para o segundo turno duas mulheres com trajetórias diferentes, mas com o mesmo discurso de mudança e quebra de paradigmas. O pleito municipal deverá ser olhado por essa ótica feminina e por rompimentos de estruturas ou famílias que há anos se reversam no poder local.
Sem sombra de dúvidas, a façanha que Raquel conseguiu no estado será tomada como exemplo nas políticas regionais. Além do discurso feminino, ela pregou a mudança e mudou a lógica de fazer campanha. Esse efeito chegará ainda com mais força se a governadora estiver vivendo um bom momento na gestão, o que gerará uma aprovação nas ruas.
Se esse fenômeno acontecer, poderá se repetir o que o saudoso governador Eduardo Campos conseguiu em 2008 e 2012, quando o PSB virou alvo de disputa para os candidatos a prefeitos. Esse será o caminho do PSDB, se a governadora ler e praticar a mesma cartilha de antes, mas com o seu jeito. Será quase como lei para os prefeitos que pensam apresentar sucessores testarem nomes femininos em suas pesquisas antes dos anúncios. O pensamento antes era que mulheres na política 'só serviam' para compor como vices ou preencher a chapa proporcional. Essa lógica mudou e não existe mais!
FOCO NOS RECURSOS – Em um gesto de aproximação com o Parlamento, a governadora Raquel Lyra (PSDB) foi à Assembleia Legislativa para anunciar que enviará um projeto de lei para a Casa de Joaquim Nabuco, em regime de urgência. Será um pedido de autorização da contratação de empréstimo no valor de R$ 3,4 bilhões. Segundo ela, os recursos serão investidos em obras de infraestrutura, segurança e saúde.
VOTO SECRETO - Os deputados estaduais estão preparando uma atualização regimental para fechar o voto na eleição da vaga do Tribunal de Contas. Com o voto fechado a corrida pelas duas vagas que serão abertas ficarão ainda mais acirradas.
FRASE DO DIA: “Vimos diversas ações que são realizadas na Colômbia e que nós já colocamos em prática aqui em Vitória. Um exemplo são as nossas creches, os CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), que contam com ensino, refeições, recreação e atendimento com profissionais da educação, assistência social e saúde”, disse o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, ao apresentar o balanço de sua viagem à Colômbia.
RÁPIDAS
DE VOLTA AO MANDATO - O vereador Marco di Bria Júnior (PSB) tomou posse na Câmara Municipal do Recife, após pedido de licença médica de seis meses da vereadora Natália de Menudo (PSB).
VAI PARA COROAÇÃO – Depois de dizer que não iria, o presidente Lula (PT) reconsiderou e decidiu comparecer à coroação do rei Charles III, no dia 6 de maio, em Londres. Há ainda a expectativa de um encontro bilateral entre Lula e o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.
CANDIDATA DE RAQUEL – A deputada estadual Débora Almeida (PSDB) é a escolhida para ser a candidata da governadora Raquel Lyra na disputa pela vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado, aberta após a aposentadoria Teresa Dueire.
PINGA-FOGO: Quem será o nome do grupo Gouveia em Carpina?