Coluna da terça | O desafio da segurança
Nos últimos ajustes para o lançamento final do novo programa de segurança, o Governo de Pernambuco terá pela frente que dar respostas à sociedade e ampliar a sensação de segurança que, aos poucos, vai se exaurindo.
Dentro do montante de empréstimos adquiridos pelo Governo Raquel Lyra, uma parte considerável vai ser empregada na Secretaria de Defesa Social. Além das aquisições de novos equipamentos e viaturas, a nova gestão tem o desafio de pensar a estratégia após o ocaso do Pacto pela Vida.
A governadora disse que, nos próximos dias, o novo programa será entregue com alinhamento à Secretaria Nacional de Segurança Pública. Enquanto isso, os números começam a chamar atenção.
CAMARAGIBE - A prefeita Nadegi Queiroz tem evitado antecipar publicamente as discussões de sua sucessão. Ela liberou alguns do grupo colocar seu nome na rua para aferição popular. A informação que corre nos bastidores é de que o anúncio não deverá demorar.
DESENROLA - O Senado aprovou, hoje, o projeto que limita os juros rotativos do cartão de crédito e regulamenta o ‘Desenrola’, programa do Governo Federal para renegociação de dívidas. A matéria já havia sido aprovada pela Câmara e, agora, segue para a sanção do presidente Lula.
PONTES DO RECIFE - O prefeito João Campos acompanha, hoje, o início da construção da ponte Areias-Imbiribeira, que vai cruzar o Rio Tejipió para interligar os dois bairros e agilizar o fluxo entre as avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes. Essa é mais uma ponte sendo feita na gestão atual.
FRASE DO DIA: “Não podemos desprezar um quadro histórico como Marta Guerra no MDB”, disse o deputado Jarbas Filho sobre a presidência do seu partido em Carpina.
RÁPIDAS
BUSCANDO UNIDADE - Após romper com o prefeito Marcelo Gouveia, o vice-prefeito de Paudalho, André Viana, se reuniu com o ex-prefeito Pereira e a ex-deputada Marília Arraes. A nova Oposição começa a dar sinais de unidade.
IPOJUCA - Enquanto a base da prefeita Célia Sales está rachada entre a vice-prefeita Patrícia e a vereadora Adilma, a Oposição tenta buscar uma unidade. O xis da questão está nas mãos de Carlos Santana.
PINGA-FOGO: A Oposição vai conseguir se unir em Ipojuca?