Coluna da terça | MDB presente
Por Lucas Arruda
A escolha de Raul Henry para secretário de Relações Institucionais do Recife, nova pasta criada por João Campos, contempla um partido importante para a base, mas segmentado. Dos três grupos que o MDB tem em Pernambuco, dois apoiam Campos expressamente. Um deles é liderado pelo próprio Raul Henry, presidente estadual da sigla. O outro, pelo prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, junto a sua filha, a deputada federal Iza Arruda.
O terceiro grupo tem como líder o senador Fernando Dueire, que, no mínimo, elogia o trabalho da governadora Raquel Lyra (PSDB). Ou seja, João traz o MDB para perto e o coloca em uma posição estratégica na nova gestão. E, claro, nos planos vindouros.
Para além do político experiente, Raul Henry é uma pessoa de confiança. Esteve ao lado da família durante a perda de Eduardo Campos e faz questão de comemorar as conquistas de João ao lado dele. No dia 6 de outubro, minutos depois da confirmação da vitória, Raul Henry estava no palanque com o prefeito reeleito. Ali, o MDB já marcava a sua posição.
À VONTADE - Questionado pela Coluna sobre a presença do PT na liderança das secretarias de Habitação e Meio Ambiente do Recife, o presidente da legenda na capital pernambucana, Cirilo Mota, afirmou que João Campos esteve “à vontade” para realizar as escolhas - conhecidas e novas - do secretariado que está sendo apresentado. PT e PSB estabelecem uma relação que pensa no amanhã.
OPOSIÇÃO - Para representar os votos contrários à base do prefeito, a oposição deve contar com Felipe Alecrim (NOVO) como líder na Câmara Municipal do Recife. A informação foi antecipada à Coluna pelo presidente da legenda em Pernambuco, Tecio Teles.
Felipe Alecrim representa o eleitorado cristão e conservador. Se confirmado na função, não terá vida fácil, mas carrega a experiência de um mandato na Casa de José Mariano. O vereador reeleito deseja se pronunciar sobre os caminhos que vai seguir apenas em janeiro.
FRASE DO DIA: “Aparecendo os projetos, como já estão aparecendo em todas as áreas e estados, não vai faltar dinheiro. O Banco (do Nordeste) vai se comprometer com o setor industrial em 2025 e em 2026", garantiu Paulo Câmara em entrevista à CBN Recife.
RÁPIDAS
MENSAGENS - O discurso feito pelo presidente Lula em rede de rádio e televisão, nesta segunda-feira (23), apesar de curto, foi suficiente para passar mensagens claras. As principais: que está bem e que reconhece ainda ter muito trabalho pela frente.
REVÉS - No apagar das luzes, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) virou o jogo e suspendeu o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão. Além disso, Dino colocou a Polícia Federal (PF) para investigar possíveis irregularidades. Às vésperas do Natal, não era esse o presente que Lira esperava.
GOSTO AMARGO - Sem coleta de lixo desde quinta (19), devido à greve dos garis por falta de pagamento, a gestão de Yves Ribeiro em Paulista chega ao fim com um gosto amargo. Ainda que a Prefeitura dialogue com a terceirizada I9 para regularizar a situação, cuja dívida é estimada em R$ 25 milhões, precisava terminar assim?
PINGA-FOGO: Raquel Lyra tem outros planos ao garantir a cessão de servidores a prefeituras e órgãos públicos?