Coluna da terça | Guarda Municipal armada no Recife
Por Guilherme Camilo, colunista interino
A Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta segunda-feira (13), um requerimento que solicita, ao prefeito João Campos (PSB), a adoção de ações necessárias para que a Guarda Municipal seja armada. Em pelo menos 20 capitais do país, os agentes já atuam com armas. O Recife, no entanto, é a única capital do Nordeste que não aderiu ao modelo de segurança.
A matéria é de autoria do líder da oposição, o vereador Alcides Cardoso (PL), que contou com 15 votos a favor, seis contrários e duas abstenções. Caberá agora ao gestor do Recife acatar ou não o requerimento, que é um assunto de extenso debate entre os poderes e representantes dos guardas municipais.
NA BRONCA: O deputado estadual João Paulo (PT) utilizou a tribuna da Alepe para criticar o PSB e a correligionária de legenda, a senadora Teresa Leitão. O parlamentar lembrou a votação do projeto que pôs fim às faixas salariais dos policiais e bombeiros militares, aprovado na semana passada. Ele destacou a incoerência da aliança entre PSB e PL na Casa. Já em relação à Teresa Leitão, a crítica se baseou nas declarações da senadora quanto à vaga de vice-prefeito do Recife ser definida entre conversas de Lula (PT) e João Campos (PSB), considerando qualquer projeção precipitada. O petista falou sobre a importância do debate e da crítica construtiva em um partido que é regido pela pluralidade de vozes.
EMBATE POLÍTICO: A ausência do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), na audiência pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), evidenciou ainda mais o conflito entre a gestão do município e o Governo do Estado em torno da organização do Festival de Inverno de Garanhuns. O motivo da falta foi justificado por nota, considerando que o debate expirou as tentativas de conciliação entre as partes, haja vista que o município já decidiu realizar a 32ª edição do FIG.
FRASE DO DIA: “Não teremos problemas em aprovar as coisas na Câmara, Senado, Tribunal de Contas da União e na Suprema Corte, porque tudo será feito de comum acordo para atender o mais rápido possível as necessidades do povo gaúcho”, disse Lula, em fala transmitida durante reunião com o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB).
RÁPIDAS
ARTICULAÇÃO: O Partido Liberal (PL) continua circulando por Pernambuco, na tentativa de emplacar candidatos da legenda nas prefeituras do estado. O nome da vez foi o do vice-prefeito de Venturosa, Ernandes Albuquerque, que, em ato com a presença do presidente do PL, Anderson Ferreira, na cidade, foi oficializado como pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano.
ALÍVIO DE CONTAS: O prefeito de Paudalho, Marcello Gouveia (Podemos), que também é presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), esteve em Brasília para participar de uma sessão, no Senado Federal, com o objetivo de debater propostas e estudar soluções para a desoneração da folha dos municípios brasileiros.
DÍVIDAS NA UNIÃO: O presidente Lula (PT) anunciou que um projeto de lei complementar foi enviado, ao Congresso Nacional, com o objetivo de suspender, por pelo menos três anos, o pagamento de 100% da dívida do Rio Grande do Sul com a União. Com a medida, o Estado terá uma folga de cerca de R$11 bilhões no orçamento.
PINGA-FOGO: O prefeito João Campos vai sancionar a lei que vai armar a guarda do Recife?