Coluna da terça | Governo na ponta da língua
No centro do Roda Viva dessa segunda-feira (18), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), demonstrou que está com os números do Governo Lula na ponta da língua. Fez defesa ao ministro Haddad, destacou os investimentos na sua área e foi ousado com as metas para sua pasta.
Quando falou de política, fez acenos ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que é do seu partido, e se apresentou como ponte para essa relação com o Governo Federal. A pasta comandada por Costa Filho tem, no estado de São Paulo, os dois maiores modais da pasta: o Porto de Santos e o Aeroporto de Guarulhos. Silvio prometeu incentivar os portos regionais do Norte e Nordeste e mais investimentos para o Porto de Santos, além do túnel de Santos, que é uma promessa centenária.
Por fim, de cada 10 palavras que disse, uma ou duas foi Lula, dando prova de que não está pra brincadeira e já põe em prática o que o presidente pediu na reunião ministerial: uma melhor comunicação e defesa do governo. Desse jeito, Silvinho – como é conhecido em Pernambuco – passou no teste.
EM CAMPANHA – Ainda no Roda Viva, o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos) defendeu o presidente nacional do seu partido, o deputado Marcos Pereira, e aproveitou para fazer campanha para presidência da Câmara. “Quem conhece Marcos Pereira, vota em Marcos Pereira”, parafraseando a campanha de Brizola.
VOA BRASIL – Enfim, após se arrastar desde o ministro Márcio França, o ministro Silvio Costa Filho confirmou que vai lançar no final do mês de março o programa Voa Brasil. “O programa foi redesenhado. Já foi autorizado pelo presidente Lula e vamos lançar esse importante programa que vai incentivar o turismo regional. Só depende da agenda agora”, disse.
FRASE DO DIA: “O Deus de Malafaia não é o mesmo nosso”, disse o presidente Lula (PT).
LONGE DOS EVANGÉLICOS – O que foi latente na campanha de 2022 ainda continua no Governo: o presidente Lula não consegue dialogar e chegar à classe evangélica e sente isso na pele por estar tão distante. Um outro problema é a comunicação do governo. Os números de avaliação caem e falta regionalização da mensagem.
SEM OPOSIÇÃO – O prefeito de Palmares, Júnior de Beto (PP), consolidou sua gestão e sua força política ao ponto de que dizimou sua oposição no município. Do jeito que vai, ele terá uma campanha e um pleito eleitoral tranquilo na sua reeleição.
APOIO – O deputado estadual Antônio Moraes (PP) garantiu o apoio à pré-candidatura de Maria Sebastiana, que também é do PP, em João Alfredo, no Agreste. Ela já foi prefeita do município, porém terá uma eleição pesada contra o prefeito Zé Martins, que anda muito bem das pernas.
FILIAÇÃO – O vereador e primeiro-secretário da Câmara do Recife, Eriberto Rafael, filiou-se ao PSB para disputar a reeleição na Casa José Mariano. O ato foi muito prestigiado e contou com a presença do prefeito João Campos (PSB). Quem também ingressou na sigla foi o prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha, para disputar a reeleição.
PINGA-FOGO: Silvio Costa Filho conseguirá chegar ao Senado com esse discurso de “ministro de Lula”?