Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Coluna Diária

Coluna da terça | Fim do protagonismo petista no Recife


Por: REDAÇÃO Portal

23/07/2024
    Compartilhe:

 

Com o anúncio de Victor Marques (PCdoB) como vice de João Campos (PSB), o Partido dos Trabalhadores (PT) encerrou um ciclo histórico de protagonismo no Recife. A sigla disputou todas as eleições municipais desde a redemocratização. 

Além de disputar, venceu três vezes governando a cidade por 12 anos, foi duas vezes ao segundo turno e pela história das eleições sempre oscilou entre 15 a 20 por cento dos votos válidos na capital pernambucana. Todo esse histórico ficou no passado com a abdicação de compor a chapa de João Campos. 

A falta de protagonismo majoritário poderá prejudicar diretamente a eleição proporcional da legenda. Há uma expectativa de que a Frente Popular ajude a eleger a maior quantidade possível de parlamentares.  

DE VOLTA A PERNAMBUCO- O ex-presidente Bolsonaro (PL) confirmou seu retorno a Pernambuco. Além das cidades onde terá candidato próprio, como Recife e Caruaru, ele vai visitar municípios estratégicos em suas regiões, como Salgueiro. Em Itambé, na Mata Norte, será recebido pela prefeita Graça Carrazoni para um almoço 

FAZENDO PONTE - Preterido para vice de João Campos, Mozart Sales voltará ao seu posto na Secretaria de Relações Institucionais do Governo Lula. Além disso, ele será a ponte entre os candidatos a vereador do PT com o prefeito João Campos e coordenará as contribuições dos petistas ao programa de governo do socialista. 

FRASE DO DIA: “Não existe nenhum acordo com relação a 2026”, disse o senador Humberto Costa (PT) sobre a vice de João Campos. 

RÁPIDAS 

SÉRIE DE STREAMING - A eleição em Água Preta está parecendo uma boa série de política dessas de streaming. À coluna, o pré-candidato João Fernando Coutinho revelou estar animado para a disputa. 

ESTRATÉGIA DE SEMPRE - Mais uma vez, o deputado federal Túlio Gadelha foi preterido para disputar a Prefeitura do Recife. Essa é a segunda vez que isso acontece e ele usa a mesma estratégia de vitimização para alavancar sua candidatura proporcional. 

EXPLICADO - O presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), explicou que a vereadora Michele Collins (PP) pediu uma licença particular. “Por causa disso, só posso empossar o suplente após o período de 120 dias, como está em nossa constituição”, disse Jatobá à coluna. 

PINGA-FOGO: Com o anúncio de Victor Marques, João Campos carimba sua presença na eleição de 26 em Pernambuco?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook