Coluna da terça | Animando a tropa bolsonarista
O filho do ex-presidente Bolsonaro, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), desembarcou em Pernambuco com o objetivo de animar as pré-candidaturas a prefeitos do partido. Pernambuco entra como estado estratégico por estar na região mais lulista do país.
O bolsonarismo vive um novo momento tentando surfar no desgaste do governo Lula e tentando fazer o maior número de prefeitos, pois sabe que a melhor militância é ter gestores nas cidades que repliquem e mobilizem a militância em favor do ex-presidente.
A vinda de Eduardo é um esquenta do que será a agenda com o próprio Bolsonaro. Segundo o ex-ministro Gilson Machado Neto, a agenda dos dias 7 e 8 de junho “ainda não foi cancelada, mas tem chance de ser, por orientação médica”. Enquanto isso, Eduardo vem fazendo as vezes gravando vídeo e mensagens ao lado dos pré-candidatos ligados ao ninho bolsonarista.
CONFIANTE - Durante evento, no Recife, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) se mostrou confiante para reverter o quadro de inelegibilidade do seu pai para a eleição de 2026 e diz não trabalhar com plano B. “Só há uma possibilidade de um julgamento justo, relacionado ao processo contra Jair Bolsonaro: se não for o juiz Alexandre de Moraes”, aproveitou para alfinetar o ministro do Supremo.
GASTAR SOLA DE SAPATO - Essa foi a principal mensagem do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) aos pré-candidatos a prefeitos do seu partido durante o evento. Para ele, nada se comparar quando o candidato vai às ruas e “gasta sola de sapato”. Filho de um presidente que mexeu no jeito de fazer campanha pela internet sabe que a eleição municipal tem outro estilo.
AMUPE - A convite do prefeito do Recife, João Campos (PSB), a comitiva da direção da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), encabeçada pelo seu presidente Marcello Gouveia (Pode), visitou a comunidade do Alto do Refúgio, no bairro de Nova Descoberta, zona norte da capital, para checar de perto o Programa Parceria, da Prefeitura do Recife.
FRASE DO DIA: “Tem muita água a correr debaixo dessa ponte ainda. Se fosse por pesquisa, meu pai não teria sido presidente da República”, disse o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), ao comentar as pesquisas divulgadas no Recife.
RÁPIDAS
AUMENTANDO O TOM - O presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), subiu o tom para criticar a gestão da saúde no estado. Segundo ele, a situação está “caótica e insustentável”.
FENEARTE - A governadora Raquel Lyra lança, hoje, a 24ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que, este ano, terá o tema “Sons do Criar — Artesanato que Toca a Gente”. A Fenearte será realizada de 3 a 14 de julho de 2024, no Centro de Convenções de Pernambuco.
MAIS AGENDA - Raquel também participa da abertura da terceira etapa do Circuito Literário de Pernambuco (CLIPE). A etapa Região Metropolitana e Zona da Mata do CLIPE será realizada até o dia 3 de junho.
MODELO - Em vídeo gravado ao lado do prefeito João Campos, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (SD), relembrou o seu projeto Rebocar, que serviu de modelo para ações na capital do estado.
PINGA-FOGO: Qual será o tamanho da candidatura bolsonarista no Recife?