Coluna da terça | Alepe chega a um consenso
Um dia antes da eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026, em uma costura feita pelo presidente Álvaro Porto e outros deputados, a Casa chegou a uma chapa do consenso.
A chapa única tem representantes de todos as bancadas da Alepe. Esse movimento consolidou a reeleição do próprio Álvaro e Gustavo Gouveia, na presidência e primeira-secretaria, respectivamente, os dois principais postos do parlamento.
Essa chapa é um recado para mostrar a unidade da Alepe e um bate-chapa poderia sair com fissuras na relação interna. A aclamação acontece hoje, às 11h, no plenário da Casa de Joaquim Nabuco.
ARMANDO PRESTIGIADO - A filiação do ex-senador Armando Monteiro ao Podemos reuniu a classe política de Pernambuco, da extrema direita à esquerda. Além de uma boa representação do parlamento estadual e federal. Até o ministro Silvio Costa Filho bateu ponto. Sem falar no gesto da governadora Raquel Lyra.
GESTO E INCENSOS - Antes de seguir para a agenda com o ministro, a governadora Raquel Lyra fez questão de participar da coletiva e destacou o perfil político do ex-senador. “Ele pode ser o que quiser”, disse sobre as possibilidades de candidatura de Armando em 24 ou até em 26. Distantes desde a formação do Governo, esses gestos foram uma tentativa clara de reaproximação.
FRASE DO DIA: “A gente tem que parar de pensar na eleição e construir unidade”, disse o ministro Silvio Costa Filho durante a filiação do senador Armando Monteiro.
RÁPIDAS
RECADO PADA O FUTURO - Na sua fala, o presidente Álvaro Porto destacou sua trajetória ao lado de Armando e encerrou dizendo que voltarão a se encontrar no futuro.
ANIMADO - À coluna, o ex-deputado Henrique Queiroz, pré-candidato a prefeito de Buenos Aires, disse estar “animado” para a disputa no próximo ano.
CARA DE FEDERAÇÃO - A notificação conjunta do PP e União Brasil na Assembleia Legislativa está com cara de que uma nova federação poderá sair do papel.
PINGA-FOGO: Túlio Gadêlha vai conseguir ser candidato em Recife no próximo ano?