Coluna da terça | A tese do tercius
De olho na vice do prefeito João Campos (PSB), cada petista está se movimentando de um jeito no tabuleiro interno do partido. O assessor do ministro Padilha, Mozart Sales, conta com apoio da senadora Teresa Leitão, garantindo a municipal.
Já o deputado federal Carlos Veras corre por fora com os outros partidos da base do prefeito do Recife para garantir a indicação. Ele aposta num processo de convencimento de fora para dentro.
Por sua vez, o senador Humberto Costa não faz nenhuma declaração nesse sentindo, mas pode apostar, assim como fez em 2012, na tese do tercius. No confronte entre Mozart e Veras, ele poderia ser a opção do consenso de ambos os lados, ou seja, se colocando como o tercius.
JUNTOS PELA SEGURANÇA - A governadora Raquel Lyra (PSDB) está coordenando pessoalmente as reuniões semanais de monitoramento do programa Juntos pela Segurança. Os números da violência são comparados de uma guerra civil e uma ação do Estado precisa ser enérgica para conter os avanços.
DIFICULDADE À VISTA - Os números aferidos em Igarassu apontam uma extrema dificuldade de a prefeita Elcione emplacar sua reeleição. Tudo está nas mãos do deputado Mário Ricardo (Republicanos). Se ele for o candidato, seu retorno é pule de dez.
FRASE DO DIA: “Não tenho medo de vossa excelência e muito menos de vossa arma”, disse o deputado João Paulo após negar o aparte ao deputado Feitosa.
FALTA ESTRATÉGICA - O prefeito Mano Medeiros (PL) não foi ao evento de Bolsonaro na Paulista. A foto dele lá era tudo que a equipe de Elias Gomes (PT) queria para nacionalizar o debate.
ACERTOS FINAIS - O MDB está a um passo de embarcar no Governo Raquel Lyra. Os emedebistas estão nos acertos finais para baterem o martelo com o Palácio.
PASSIRA - O prefeito Silvestre (PSD) está correndo solto rumo à reeleição. Com as costuras que fez ainda ano passado, ele bloqueou o crescimento da oposição. A briga agora é por sua vice.
PINGA-FOGO: Humberto Costa está nos planos de Lula para indicar para a vice?