Coluna da terça | A dança das cadeiras dos pernambucanos na Esplanada

Tradicionalmente, os pernambucanos tiveram um papel importante na Esplanada dos Ministérios em sucessivos governos. No atual governo Lula, os conterrâneos do presidente comandam cinco pastas.
Às vésperas de uma reforma ministerial, os pernambucanos deverão ter uma verdadeira dança das cadeiras. José Múcio deixará a Defesa por decisão própria. Mesmo a contragosto do presidente, ele já bateu o martelo de que vai descansar. Luciana Santos deverá ser remanejada de Ciência e Tecnologia para a pasta da Mulher.
Jorge Messias, que comanda a Advocacia-Geral da União, é o único que poderá ficar no mesmo posto. Já Silvio Costa Filho, que toca bem a pasta de Portos e Aeroportos, tem nome cotado para suceder Padilha nas Relações Institucionais.
Por fim, André de Paula deverá ter um upgrade, o que levará ele a deixar a Pesca e Aquicultura, diante da pressão que a bancada federal do PSD está dando no Planalto por sua fidelidade às pautas do Governo. A nova pasta ainda não foi fechada.
ALERTA PIX - A onda negativa do pix fez a popularidade do Governo Lula cair, apontou a pesquisa Quaest. A desaprovação chegou a 37%, enquanto 31% aprovam e 28% acham regular. Ainda há tempo para uma reação, só precisa encontrar o caminho e imprimir um ritmo.
PÉ NA ESTRADA- Após ir até Petrolina para entregar maquinários, o senador Humberto Costa (PT) continua com o pé na estrada e vai rodar pelo Agreste nesta terça-feira. O senador terá agendas em Garanhuns e Caruaru.
FRASE DO DIA: “Tudo da esquerda e do PT é golpe! Agora, quem elegeu o Lula e também quem não elegeu está pagando mais caro pela carne, pelo gás de cozinha, pela energia elétrica, pela gasolina e tudo isso fora de um cenário de pandemia. Então, é preciso o eleitor de esquerda entender, de uma vez por todas, que não vale mais sustentar essas falsas narrativas e fazer a diferença no voto em 2026”, disse deputado Coronel Feitosa.
RÁPIDAS
CCLJ - A oposição está de olho na principal comissão da Assembleia Legislativa: Constituição, Legislação e Justiça. O atual presidente, deputado Antônio Moraes, já declarou que será candidato a permanecer no posto.
EFEITO COLATERAL - Se o Governo não se mexer e a oposição assumir o comando da CCLJ, o caldo engrossa, pois Moraes vem batendo bola bem com a governadora Raquel Lyra. Se houver um movimento contrário, poderá inviabilizar os projetos do executivo.
PRESENÇA E COSTURAS - Num movimento discreto e estratégico, a Casa Civil esteve presente em vários municípios, sobretudo dos Sertões e Agrestes. A rodada deverá continuar nos próximos dias. No final, o saldo foi positivo entre os gestores que receberam a visita.
PINGA-FOGO: Qual será o ministério que André de Paula vai assumir?