Coluna da terça | A corrida de Lira pela Reforma Tributária
Esta semana poderá se transformar na última presencial na Câmara dos Deputados se o presidente Artur Lira (PP-AL) conseguir o acordo com os líderes e evitar as emendas na Reforma Tributária.
O objetivo do presidente da Casa é pôr a reforma na pauta e, aprovando, liberar os parlamentares para o recesso e, por consequência, para fazer as campanhas municipais em suas bases, num Congresso que deverá continuar ativo remotamente.
Por ser um tema que interessa também ao Governo, o entendimento poderá acontecer no encontro de líderes.
ANTECIPOU MUITO - Disputando a presidência da Câmara dos Deputados, os deputados baianos Antônio Brito (PSD) e Elmar Nascimento (UB) vão reunir os deputados para um esquenta para a sucessão de Lira. Brito faz festa hoje e Elmar comemora seu aniversário amanhã. A eleição só será no próximo ano.
CONVOCAÇÃO - Foi amplamente divulgado que o Palácio poderá convocar os deputados durante o recesso para aprovar os projetos que não foram pautados e pela falta da autoconvocação. Esse é um verdadeiro teste de articulação.
FRASE DO DIA: “O texto está pronto para ser submetido ao plenário. Decidir sobre quando será votado é prerrogativa do presidente Lira e dos líderes", afirmou o deputado Pedro Campos (PSB-PE), que integra o grupo de trabalho da regulamentação da reforma tributária em coletiva.
RÁPIDAS
TORITAMA - Pré-candidato a prefeito, Sérgio Colin (MDB) revelou à coluna que está animado com “a recepção das ruas”. Ele tem o peso da gestão do prefeito Edilson Tavares.
TENTANDO - Em Carpina, corre a informação que interlocutores do grupo do pré-candidato Bruno Ribeiro (PL) vêm trabalhando para uma possível união com o grupo do prefeito Botafogo.
PERDEU VAGAS - O TRE já comunicou a redução de vagas nas Câmaras Municipais. Além do Recife, outras cidades integram a lista. Entre elas, estão Vicência, João Alfredo, Água Preta, Carpina, Triunfo e outras.
PINGA-FOGO: A Reforma Tributária passa antes do recesso?