Coluna da sexta | Simão larga na frente no xadrez eleitoral em Petrolina
Preparando-se para disputar a reeleição, o prefeito Simão Durando vem imprimindo um ritmo de obras e ações na cidade de Petrolina, a principal do Sertão pernambucano. Havia um clima de incerteza, após a saída de Miguel Coelho da prefeitura, se Simão iria dar conta do recado, o que se materializou em um gestor presente e com volume de entregas.
No tabuleiro eleitoral, a aproximação dos Coelhos ao prefeito João Campos interferiu diretamente na política local, pois trouxe o PSB de volta para o grupo dos Coelhos. Recordando que Miguel foi eleito, em 2016, pela sigla socialista.
A chegada do PSB rifou o projeto do deputado Lucas Ramos de disputar a prefeitura e, por consequência, garantiu o apoio do ex-deputado Gonzaga Patriota, oposição histórica aos Coelhos, que esta semana declarou apoio à reeleição de Simão.
Por esses fatores e com a inércia da Oposição, Simão larga na frente no xadrez eleitoral em Petrolina e poderá colher os frutos desse “xeque” inicial no final do jogo.
HERANÇA MALDITA - A gestão Raquel Lyra viabilizou o maior volume de contratações de operações de crédito dos últimos anos em Pernambuco (R$ 3,4 bilhões já contratados com Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal). Os motivos para celebrar esse feito ficaram ainda maiores após a Secretaria do Tesouro Nacional anunciar que Pernambuco está impedido de obter empréstimos com o aval da União em 2024. Essa sanção foi imposta ao Estado pelo Ministério da Fazenda porque o governo Paulo Câmara não cumpriu algumas das metas do Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal (PAF).
OPOSIÇÃO SE UNINDO - Os líderes da oposição em Goiana, Walter da ETP, Quinho Fenelon, Alexandre do CENTEG e Aninha Rabelo, reuniram-se e anunciaram unidade para a eleição. Com esse conjunto de forças, o prefeito Eduardo Honório vai ter que rever sua estratégia antes de lançar o nome da sua sucessão.
FRASE DO DIA: “Meus posicionamentos vão continuar muito firmes. Foi na época em que era o governo do PSB e, com muito respeito, continuará sendo no governo da então governadora Raquel Lyra, para que a gente possa continuar pleiteando essas mudanças em busca de eficiência e investimentos”, disse o ex-candidato a governador Miguel Coelho.
RÁPIDAS
CRESCENDO - O ex-vereador e secretário Léo Teobaldo vem conseguindo ampliar sua presença nas ruas de Nazaré da Mata e poderá se transformar numa opção para a eleição do próximo ano. Ele foi presidente da Câmara e na sua atuação parlamentar mostrou capacidade de diálogo e nas proposições.
VIOLÊNCIA - O juiz de Direito na 21ª Vara Cível da Comarca do Recife, Paulo Torres Pereira da Silva, de 69 anos, foi morto a tiros, dentro do seu carro, na noite de ontem.
PINGA-FOGO: Quem será o escolhido do prefeito de Goiana para disputar sua sucessão?