Coluna da sexta | Sem Bivar, União Brasil quer ter união. Terá?
Apontado como o ponto de divergência interna, o deputado federal pernambucano Luciano Bivar era odiado por uns e amado por outros poucos, mas deixou seu lugar na história ao sustentar por tantos anos uma sigla, o extinto PSL, e dar guarida ao Democratas no seu pior momento.
Nesse seu caminho partidário, a maior ousadia de Bivar foi garantir, em 2018, a candidatura de Jair Bolsonaro à presidência da República, o que, por gravidade, tornou-o todo poderoso pela enorme bancada que formou na Câmara e no Senado. O que veio depois, todos sabemos.
Dois anos depois da fusão entre PSL e Democratas, o União Brasil realiza sua primeira convenção partidária com Bivar chutando o pau da barraca e Antônio Rueda assumindo no tom de pacificação e unidade. Com apoio de ACM Neto, Davi Alcolumbre, Ronaldo Caiado, entre outros, o pernambucano terá a missão de unir o partido que, até o momento, só tem união no nome, pois na prática nunca aconteceu.
DOIS PROBLEMAS - Sobre Pernambuco, o novo presidente Antônio Rueda terá dois problemas em seu estado natal. Administrar o que foi prometido na origem da fusão ao deputado Mendonça Filho e ao que foi acertado com o socialista do Recife. Segundo, como ficará a estadual, mesmo sendo um diretório com eleição e tudo.
CARUARU - Os olhares da política se voltam hoje a Caruaru. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, irá anunciar, ao lado da governadora Raquel Lyra (PSDB), investimentos para o Aeroporto Oscar Laranjeiras, no município.
NA POLÍTICA - A presença de Silvio Filho em Caruaru esquentará os termômetros locais, pois está sendo aguardada a posição final do Republicanos na cidade. Com a permanência de Rodrigo Pinheiro no PSDB, a chance de ficar com Zé Queiroz é altíssima. Veremos!
FRASE DO DIA: “O acordo, desde o nascimento da fusão, é que eu ficaria com o comando do partido no Recife”, disse o deputado federal Mendonça Filho ao blog, sobre a presidência do União Brasil na capital pernambucana.
RÁPIDAS
AVANTE - Após abrir diálogo com o Palácio, o Avante bateu o martelo e anunciou ontem o apoio à reeleição do prefeito gestor recifense. Além disso, deverá formar uma boa chapa de vereadores. A presença dos vereadores Alcides Teixeira e Hélio da Guabiraba apontam pra isso.
QUEDA DE BRAÇO - Ninguém bateu o martelo com MDB. O fato que antecipamos é que o deputado Diogo Moraes será secretário do Recife para trazer Júnior Matuto para Alepe. E Raquel deve levar o deputado Jarbas Filho para seu primeiro escalão ao garantir o MDB e Davi Muniz por consequência.
EXCLUSIVA - Com agenda em Caruaru, a governadora Raquel Lyra concede entrevista exclusiva à TV Asa Branca. A emissora leva o sinal da Globo para mais de 108 municípios pernambucanos de um estado que tem 184.
PINGA-FOGO: A guerra do União Brasil acabou ou será judicializada?