Coluna da sexta | Saída do PSD abre espaço para os Coelhos no Recife
Assim como na jogada de xadrez tradicional, os enxadristas políticos ao tirarem uma peça o fazem colocando outra no mesmo lugar. A saída de Cacau de Paula da pasta do Turismo marca o desembarque oficial do PSD da gestão do prefeito João Campos, ao mesmo tempo que cria espaço para atrair outros grupos.
Com o veto do PSD aos Coelhos e a adesão da legenda ao Governo Raquel, o grupo de Petrolina se vê forçado a retornar ao ninho socialista. Há rumores de que eles poderão indicar o novo secretário de Turismo da Capital. As negociações com o prefeito estão bem avançadas.
Alguns aliados defendem ceder a pasta ao MDB, para evitar o mesmo movimento do PSD. Resta saber qual estratégia o prefeito vai adotar para consolidar seu palanque, já de olho em sua reeleição.
SOOU ESTRANHO - A ausência do deputado federal Mendonça Filho no almoço da bancada federal com a governadora Raquel Lyra causou, no mínimo, estranheza. Mesmo com um compromisso prévio, ele poderia ter cancelado para estar presente. O parlamentar vinha dando indícios de aproximação ao Governo, participando dos principais eventos.
AGENDA EM PERNAMBUCO - O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, participará de uma reunião no Instituto Tecnológico das Cadeias Biossustentáveis (ITCBio), no Recife. O evento está agendado às 10h. Sua visita a Pernambuco aumenta as expectativas para o anúncio oficial da parceria do PSD com Raquel Lyra.
FRASE DO DIA: “Não aceitei dinheiro de ninguém e não há nada contra mim”, afirmou o ex-presidente Jair Bolsonaro.
RÁPIDAS
CASA NOVA - O prefeito de Olinda, professor Lupércio, se filiará hoje ao PSD. Ele deixará o Solidariedade, que na época estava com o deputado Augusto Coutinho, para ingressar na legenda de André de Paula.
NOVO COMANDO - Com mais de 15 anos de atuação no órgão, Marcela Campos assume interinamente o comando do Metrô do Recife. Há uma grande probabilidade de ser efetivada devido ao seu conhecimento técnico.
AVALIAÇÃO POSITIVA - O deputado federal Eduardo da Fonte avaliou positivamente o encontro da governadora com a bancada. “Foi um gesto de aproximação, de unidade, e que nos animou a unir forças por Pernambuco”, declarou o progressista.
PINGA-FOGO: Quando os Coelhos anunciarão seu apoio a João Campos?