Coluna da sexta | Raquel sinaliza para um Governo técnico
Com apenas um político na primeira lista que divulgou do seu secretariado, a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB), deu sinais que fará um Governo recheado de técnicos e muito pouco político. A forma como foi eleita possibilita à ela fazer esse tipo de escolha e planejamento.
“As concessões para os políticos acontecerão, mas muito menos do que estamos acostumados”, revelou uma fonte próxima a governadora. Ainda faltam as pastas de relevância, como: Casa Civil, Educação, Saúde entre outras. Há expectativa que ela confirme mais nomes nesta sexta.
Por fim, até o estilo do anúncio já foi uma inovação sem falar no prazo. Raquel demonstrou que vai tocar um Estado com uma outra dinâmica completamente diferente do que estamos acostumados.
HISTÓRIA SE REPETE - Há oito anos, o então senador eleito Fernando Bezerra Coelho enviava uma nota à imprensa para criticar a formação do secretariado do governador Paulo Câmara, naquela ocasião recém-eleito e que não contemplou Coelho na formação da equipe. Anos depois, Miguel faz um movimento similar com Raquel, no mesmo dia que ela anuncia seus primeiros secretários.
CARPINENSE EM DESTAQUE - Após ser anunciado como secretário de Cultura, Silvério Pessoa é o primeiro filho de Carpina, na Mata Norte, a ocupar esse posto estadual. Cantor, compositor, acadêmico, a escolha de Silvério foi aplaudida por muitos artistas e pensadores da cultura.
PRIMEIRA MULHER - Ainda falando dos nomes confirmados, a delegada da Polícia Federal Carla Patrícia será a primeira mulher a comandar a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. Mais um fato histórico deste novo Governo.
RÁPIDAS
NÚCLEO DURO - As vésperas de deixar o comando do Estado, o governador Paulo Câmara reuniu no Palácio um grupo de deputados com objetivo de formar um núcleo de defesa do seu Governo na Assembleia a partir do próximo ano.
CRESCEU - Segundo uma prévia do IBGE, a cidade de Petrolina passou a ser a terceira maior cidade do Estado. O município antes ocupava a quinta colocação entre as mais populosas pelo censo anterior, agora superou Caruaru e Olinda.
A ESPERA - Para todo mundo que conversa com o deputado Doriel Barros, presidente estadual do PT, ele sonha em apoiar formalmente Raquel Lyra. Ele estar esperando o movimento dela na Alepe para fechar seu voto.
PINGA-FOGO: O PT aceitaria o convite para fazer parte do Governo Raquel Lyra?