Coluna da sexta | Pesquisa referenda estratégia do Governo Raquel Lyra
A pesquisa do Instituto Paraná que trouxe a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), na 6ª posição entre os 10 governadores do país mais bem avaliados pela população das capitais brasileiras e a melhor posicionada no Nordeste. Em Recife, ela tem 63,1% de aprovação, principal colégio eleitoral do Estado.
Uma análise precisa ser feita diante desse cenário. Primeiro, a lua de mel com a nova governante, após um ciclo de 16 anos do mesmo grupo político, ainda existe. Depois, ratifica as ações dela, fica evidenciado que o timing da classe política – que por ora faz críticas ao Governo – não reflete ou não ainda chegou à população como um todo. Apenas setores e classes, como recentemente os professores.
Portanto, a estratégia que vem sendo adotada pela governadora nestes primeiros seis meses do seu Governo vem dando certo, segundo a pesquisa Paraná. O índice acima de 60% a projetou como a melhor governante do Nordeste e sexta no País, destaque que muitos outros governadores nordestinos também estão no primeiro mandato. Por fim, esses números precisam ser comemorados pelo Palácio e que ganha tempo para virar a chave após um semestre de transição.
NOVO NOME – Após Marília Arraes ver seu nome preterido mais uma vez, a bancada do PSB apontou o nome do ex-deputado estadual Marcantônio Dourado para comandar o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS). Até pouco tempo algumas lideranças do PSB estavam pedindo por Marília o que girou a chave foi a forte pressão do deputado Lucas Ramos junto com a bancada para emplacar seu aliado.
NA ONU – A deputada federal pernambucana, Iza Arruda (MDB) participou ontem de evento na Organização das Nações Unidas e apresentou seu projeto da horta inclusiva que tem como público central os deficientes e autistas. Ela é membro da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados e detalhou seu projeto apresentado neste colegiado. A proposta foi elogiada pela ministra italiana presente no evento.
FRASE DO DIA: “Se Izaías for candidato saiba que quem perde é essa Casa e Pernambuco perde também um grande parlamentar”, disse o presidente Álvaro Porto, na tribuna da Alepe, após fazer um discurso em defesa do líder do Governo.
RÁPIDAS
EM BRASÍLIA – O secretário de Toritama, Sérgio Colin, passou a semana em Brasília para articular recursos e ações para a cidade. Ele visitou quase toda bancada federal pernambucana e circulou bem nos Ministérios. Volta à cidade com a bagagem cheia de anúncios para o prefeito Edilson Tavares.
AMPLIANDO AS BASES - O deputado estadual Jarbas Filho (PSB) vem ampliando suas bases já de olho na reeleição na Assembleia Legislativa. Ele recentemente fechou a parceria com o prefeito de Salgueiro, Marcones Sá. Do jeito que vai, Jarbas vai aumentar e muito sua votação em 26. Após receber o apoio do gestor, ele fez questão de fazer uma agenda na cidade.
PLANO B – Com a iminente decisão de tornar o ex-presidente Bolsonaro inelegível, sua esposa, Michele Bolsonaro se tornar o plano B do PL para a eleição de 2026. Ela desembarca em Recife no próximo mês para participar de um evento de mulheres promovido pelo partido. A informação foi dada em primeira mão por este blog.
PINGA-FOGO: Até quando o Governo Lula vai deixar Marília Arraes no limbo?