Coluna da sexta | Os gestos de Mendonça
Recentemente, o deputado federal Mendonça Filho (UB) vem acampando uma defesa sistemática da governadora Raquel Lyra, sobretudo no front da política. Esse movimento do ex-governador e ex-ministro poderá ter efeito para o futuro.
Tudo começou quando ele abriu dissidência dentro do União Brasil e apoiou a candidatura de Daniel Coelho no Recife por ser o candidato da governadora. Depois, vem se transformando no principal antagonista da Frente Popular, rebatendo todas críticas.
Conhecido no meio por ser um político de posição e de lado, Mendonça poderá capitalizar essas suas posições e quiçá retomar seu projeto majoritário estadual. Ou precisa empoderar-se para que seu partido não fique contra Raquel ou, se vir a oportunidade de fazer um voo maior, deixa a sigla e se projeta. O tempo dirá!
CRISE INTERNA - Mesmo minimizando com uma nota à imprensa, o PSOL de Pernambuco vive uma verdadeira crise interna com a decisão do pedido de desfiliação de três militantes históricos ligados à deputada estadual Dani Portela. Aumenta a expectativa de que ela mesma seja a próxima quando abrir a janela em 2026.
LANÇAMENTO - Embarco, hoje, para São Paulo para participar do lançamento do Canal Times Brasil CNBC. Fiquei honrado pelo convite por ser o único jornalista pernambucano presente entre os convidados. A famosa tv americana chega ao Brasil com muita força. O evento de lançamento será às 19h, em um hotel na capital paulistana, para 1200 convidados, de autoridades a nomes do meio jornalístico nacional e até internacional.
FRASE DO DIA; “Isso é inadmissível, é uma usurpação de poder, é uma invasão de prerrogativa numa prerrogativa que já está garantida a nós governadores”, disse Ronaldo Caiado, governador do Goiás, em reunião com Lula.
RÁPIDAS
BUSCANDO ENTENDIMENTO - Com um padrinho com o peso do presidente Arthur Lira (PP-AL), o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) caminha a passos largos para ser candidato único à presidência da Câmara Federal. Ele conseguiu apoio do PL e do PT e o PSB já deve oficializar no início da semana.
MOVIMENTO DE CAMPOS - O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, deverá viajar para que o prefeito do Recife, João Campos, esteja exercendo a presidência do partido ao declarar apoio a Hugo Motta para presidente da Câmara. Campos sonhava com Elmar Nascimento (UB), mas ele se retirou da disputa.
SECRETARIADO - Há duas expectativas para o novo secretariado do prefeito João Campos (PSB): uma que ele chame um vereador do PSB e outra que ele convide um deputado do PSB para que Cayo Albino, filho do prefeito Sivaldo Albino (Garanhuns), possa assumir o mandato na Assembleia Legislativa.
PINGA-FOGO: Mendonça Filho será opção para o Senado de Raquel em 26?