Coluna da sexta | O sonho de Lula para Pernambuco
Em meio a corrida para aprovar a Reforma Tributária, conseguimos aferir as prospecções do Palácio do Planalto para Pernambuco.
Segundo fonte do alto escalão, o sonho de Lula é “ter a unanimidade em seu estado natal”. O presidente quer ser votado por todos os grupos políticos locais. Vale ressaltar sua aliança histórica com o PSB e até mesmo uma candidatura própria do PT.
Lula quer ir para a reeleição com o apoio incondicional do senador Humberto Costa, da aliança com o prefeito João Campos e também contar com a governadora Raquel Lyra. Se ele conseguir tal proeza, será um feito inédito. A prova disso é que a ordem no Planalto é tratar os três líderes a pão de ló.
Essa equação pode não dar certo, mas se der seria o céu de brigadeiro para o líder petista.
GRAVATÁ - O prefeito Padre Joselito está pecando muito no quesito articulação política e dando as costas para aqueles que mais o ajudaram a vencer a eleição. Essa infidelidade pode causar uma surpresa negativa no pleito do próximo ano em Gravatá.
CONFUSÃO - A reunião do PL, ontem, em Brasília, teve a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro e terminou em meio a confusão. A cúpula confirmou o voto contrário à Reforma Tributária, o que viria a ser consolidado no Plenário da Câmara dos Deputados. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, até tentou, mas não conseguiu convencer os liberais e ainda foi vaiado.
DIRETA CONTRA - Dos 25 deputados que compõem a bancada federal de Pernambuco, apenas os bolsonaristas votaram contra a Reforma. São eles: André Ferreira, Clarissa Tercio, Coronel Meira, Fernando Rodolfo e Pastor Eurico.
RÁPIDAS
CONTRAPONTO - Segunda colocada na eleição passada, Marília Arraes gravou um vídeo para criticar a posição da governadora Raquel Lyra (PSDB) diante do piso salarial dos profissionais de educação.
DESENVOLVIMENTO NO SERTÃO - Nome forte para disputar a Prefeitura de Sertânia, Pollyanna Abreu fez uma visita ao diretor de desenvolvimento e gestão industrial, Arthur Neves, na Refinaria Abreu e Lima, em Suape. Ela levou uma série de ideias para estender esse desenvolvimento até o Sertão.
GESTO - Danilo Cabral, novo superintendente da Sudene, convidou para sua posse solene, na próxima segunda-feira (10), todos os principais adversários da última eleição para o Governo do Estado. A cerimônia deve ser pluripartidária e contar com representantes de todos os setores.
PINGA-FOGO: O PL acertou em não votar na Reforma Tributária?