Coluna da sexta | O gesto de hoje vai refletir em 26
Foto: Rodolfo Loepert
Com a presença do ministro Silvio Costa Filho, o Republicanos é o primeiro partido a declarar apoio à reeleição do prefeito João Campos (PSB), no Recife. O gesto de Silvinho de hoje terá impacto significativo no futuro político da Frente Popular, sobretudo para 2026.
Não é segredo para ninguém que o Costa Filho está se preparando para disputar o Senado, e o próprio João Campos falou que ele não esquecerá o gesto do partido em ser o primeiro a anunciar o apoio formal. Esse anúncio é efetivado em meio a uma onda de especulações até contrárias.
Numa formação de chapa no futuro, Silvinho, como é conhecido popularmente, larga na frente para garantir um espaço. Em outras palavras, o gesto de hoje vai se refletir em 2026.
MUDANÇA DE NOME - Falando ainda do Republicanos, a legenda fez uma troca de comando na Secretaria de Saneamento do Recife. Após um trabalho exitoso, Tomé Franca deixa a pasta para ser chefe de gabinete do Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília, e o 02, George Scavuzzi, assume a titularidade. A chegada de Tomé a Brasília será um incremento de peso à equipe do ministro Silvio Costa Filho.
AZEDOU MESMO - Que a relação do presidente Álvaro Porto com a governadora Raquel Lyra não estava boa, todo mundo já sabia. Mas, depois de ontem, com o vazamento do áudio do presidente criticando o discurso da governante, qualquer movimento de reaproximação foi azedado de vez. O assunto teve repercussão nos principais veículos de comunicação do país.
PSDB AMPLIANDO - O PSDB fez uma massiva filiação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e pré-candidatos do grupo político do deputado estadual France Hacker (PSB) e de outras lideranças. O presidente do partido em Pernambuco, Fred Loyo, receberá mais um grupo de novos filiados hoje (2). O tom da legenda tem sido de candidatos e mandatários com o posicionamento consonante com o da governadora Raquel Lyra.
FRASE DO DIA: “Quero parabenizar Elielson, que teve a oportunidade de fazer uma entrevista de alto nível com o presidente Lula”, disse o prefeito João Campos, sobre a entrevista ao blog e ao pool de imprensa.
AGRADECIMENTO - Essa frase de João Campos está no contexto de agradecimento às palavras do presidente Lula sobre ele durante a entrevista. Ao mesmo tempo que é um gesto do prefeito ao presidente. Mais cedo, na abertura dos trabalhos na Câmara do Recife, Campos falou sobre o presidente Lula diversas vezes, citando os investimentos do Governo Federal na capital pernambucana.
RECADO DADOS - Tanto Silvio Costa Filho quanto João Campos mandaram recado diante da crise entre o Governo e a Alepe. Eles destacaram a importância de relação com o parlamento. “Eu acredito que todo executivo deveria passar por uma casa legislativa”, disse Campos, lembrando o tempo que foi federal e alfinetando a governadora nas entrelinhas.
DIPLOMÁTICO - De todas as notas, uma que chamou atenção foi o tom adotado pelo primeiro-secretário Gustavo Gouveia. Ele preferiu não tomar lado e optar por um tom apaziguador. Segunda força na Alepe, Gouveia poderá ser a ponte de reconstrução da relação que se perdeu.
PINGA-FOGO: Como será o day after entre Raquel e Álvaro?