Coluna da sexta | O destaque de Iza Arruda na Câmara Federal
Em seu primeiro mandato, a deputada federal Iza Arruda (MDB) vem conseguindo imprimir uma agenda no Congresso Nacional de chamar a atenção de muitos observadores da cena política. Em dois meses de mandato, já ocupou a tribuna da Casa várias vezes, fazendo até mais de um discurso no mesmo dia.
Eleita numa chapa difícil e conseguindo ter mais votos do que um deputado tradicional e de grande envergadura, Iza aos poucos vem conquistando seu espaço de relevância em Brasília. Fica claro que seu mandato está sendo dividido em eixos temáticos como saúde, educação, participação da mulher na política e municipalismo.
Recentemente, ela teve seu nome confirmado para integrar a comitiva presidencial na viagem de Lula à China, que acontece no próximo dia 11. Sua relação com o corpo diplomático de vários países deu-lhe a dimensão de ser uma interlocutora entre a Câmara Federal e as nações que têm uma boa relação com o Brasil.
Por fim, para quem só pensava que a deputada Iza era apenas filha do prefeito de Vitória, ela vem mostrando que é de fato muito mais do que isso. Sem esquecer sua boa relação com a governadora Raquel Lyra (PSDB) e seu protagonismo na reconstrução do MDB de Pernambuco, ao lado do senador Fernando Dueire e do presidente Raul Henry.
NOVO BLOCÃO – Com o objetivo de isolar o PL, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), vem montando um bloco governista, composto pelo União Brasil, PSB e PDT, além do PP, que hoje está em cima do muro como independente. “É bom para o governo”, avaliou o líder do PSB na Câmara, o deputado pernambucano Felipe Carreras.
EFEITO EM PERNAMBUCO – Essa união na Câmara poderá ser replicada nos estados. Aqui, o maior beneficiário seria o prefeito João Campos, que já é do PSB, tem relação com Luciano Bivar do União Brasil, além de ter costura com o PDT. O gargalo aqui seria o PP, que está de corpo e alma com a governadora.
FRASE DO DIA: “Temos feito requerimentos de urgência de propostas que já tramitam na Câmara porque defendemos que as escolas recebam sim uma atenção especial no quesito segurança. Porém, pela nossa experiência policial, sabemos que esse tipo de crime covarde pode eleger outros alvos. Nossa proposta é de estabelecer uma tipificação para esses crimes, de modo a garantir que esses criminosos cumpram a pena máxima, independente do alvo”, afirmou o deputado federal Coronel Meira.
RÁPIDAS
COMPESA EM ALTA? – Após a crítica do prefeito João Campos sobre os buracos deixados no Recife, agora foi a vez de Simão Durando reclamar da atuação da Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa) em sua cidade. O prefeito de Petrolina vem criticando a falta d’água em muitos bairros. Ainda no Governo Miguel Coelho, foi cogitada uma proposta de municipalizar o abastecimento.
CANDIDATO DE OPOSIÇÃO – Após conseguir na Justiça o cancelamento da eleição, o vereador de Serra Talhada, Zé Raimundo, está empolgado para o bate-chapa com Leo do Ar. Na próxima semana, acontecerá um grande evento para lançar a chapa.
PINGA-FOGO: Quem vai vencer a eleição da UVP: situação ou oposição?