Coluna da sexta | Miguel mais perto da presidência
Com a dissolução do diretório estadual do União Brasil confirmada ontem, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, caminha a passos largos para assumir o controle da legenda em Pernambuco. Tudo está acontecendo dentro do esperado e combinado com a nacional.
A pedra no sapato poderia ser o deputado federal Mendonça Filho, porém, com a saída de Bivar, a impressão é de que o partido está mais coeso que antes. Não chega a ser um “união” ainda, mas melhorou muito.
FALTA EMPODERAMENTO - Falta, ao deputado federal Mendonça Filho (UB), empoderamento no estado para chegar maior dentro do União Brasil. A governadora Raquel Lyra poderia embaralhar o jogo se entregasse a ele uma posição de destaque no Governo.
ELEIÇÃO DA CÂMARA - A eleição da Câmara de Vereadores de Goiana ganhou um capítulo extra com a decisão do TSE em anular a eleição ao manter o indeferimento da candidatura do prefeito Eduardo Honório. O nome do vereador Eduardo Batista está pacificado. A briga agora é pela primeira-vice-presidência.
FRASE DO DIA: “Debate sobre 2026 só será feito em 2026”, disse o ministro Silvio Costa Filho nas páginas amarelas da Veja.
RÁPIDAS
COMANDO SOCIALISTA - Este blog antecipou faz tempo o que a imprensa nacional confirmou ontem: João Campos assumirá o comando nacional do PSB. Carlos Siqueira já está preparando a saída.
ESTRATÉGIA - Um planejamento já está em curso dentro do PSB de João Campos. Ele vai usar de sua força e articulação para atrair novos integrantes para a legenda. Esse movimento acontecerá com ou sem federação.
PINGA-FOGO: Haverá tensão para levar o União Brasil em 2026?