Coluna da sexta | Lula volta a Pernambuco
Após cancelar sua vinda em dezembro, o Palácio do Planalto já prepara uma nova agenda do presidente Lula em seu estado natal. Na pré-agenda, porque só será confirmada mesmo na semana, estão os dias 18 e 19 de janeiro.
No primeiro dia, o presidente visitará a Refinaria Abreu e Lima. O equipamento vive novo momento e é símbolo do desenvolvimento econômico do estado. Já no dia 19, é uma agenda voltada às forças armadas. Ele deverá participar da troca do comando do Nordeste e fazer o lançamento oficial da Escola de Sargentos.
No ínterim das agendas oficiais, o PT quer uma série de encontros com os principais pré-candidatos a prefeito da legenda. Lula também deverá fazer uma visita oficial ao Palácio do Governo.
ANTECIPANDO AS FÉRIAS - Vários parlamentares estão correndo para remarcarem seus voos de volta a Pernambuco para não perder a agenda presidencial. Outros terão dificuldades e isso acarretará ausências simbólicas nessa nova passagem de Lula pelo estado.
DE OLHO NO NORDESTE - O foco do presidente é marcar território na região do país onde ele é majoritário em todos os estados. Esse novo giro deverá passar por Ceará, Pernambuco e Bahia. Esses três estados são os mais pujantes em vários sentidos.
FRASE DO DIA: “Eu acho que será bom para o país”, disse o presidente Lula ao confirmar Lewandowski no Ministério da Justiça.
RÁPIDAS
SEM OPOSIÇÃO FORTE - Em Abreu e Lima, o prefeito Flávio Gadelha está em alta na gestão, com obras grandes em várias localidades do município. Isso tem um efeito político grande ao colocar a oposição para pensar se vai entrar numa guerra praticamente perdida.
MDB COM BOSCO - Ao contrário do que essa coluna publicou ontem, induzida ao erro pela nota publicada pelo presidente municipal do MDB, vereador Geraldo Alves, a cúpula emedebista lançou Bosco Silva como pré-candidato a prefeito. A foto enviada mostrou a unidade da executiva estadual.
REPERCUTIU MUITO - A notícia de que a empresária e esposa do deputado Guilherme Uchoa Júnior, Jana Uchoa, poderá ser a vice de Mário Ricardo em Igarassu foi o assunto do dia na região.
PINGA-FOGO: Tadeu Alencar vai continuar secretário nacional de Segurança Pública?