Coluna da Sexta | João Campos consolida liderança
Todas as últimas pesquisas já apontavam um cenário de liderança consolidada do prefeito João Campos (PSB), no Recife. Ontem, com a divulgação do Datafolha, apontando ainda um crescimento de 1%, o que lhe dá 76% das intenções de voto, essa consolidação só se fortalece, sendo a maior diferença do país.
O socialista possui a equação perfeita para garantir a reeleição. Ele tem 70% de aprovação e, em um fenômeno interessante de se analisar, consegue ainda 6% do eleitorado que não aprova sua gestão, mas diz que votaria nele, capturando uma fatia significativa dos eleitores que consideram sua gestão regular, que é de 25%. Além disso, segundo o Datafolha, ele tem apenas 7% de rejeição pessoal, um verdadeiro paraíso para quem está na gestão.
Com a eleição do Recife praticamente consolidada pelos números atuais, Campos tem a flexibilidade de participar de atos de aliados por todo o Pernambuco, o que ele já vem fazendo para aquecer seu nome para 2026 e tentar usar sua imagem para eleger a maior quantidade de prefeitos da sua base.
ECOANDO - A fala da governadora Raquel Lyra (PSDB), em Santa Cruz do Capibaribe, ainda repercute intensamente no meio político sobre o futuro do prefeito Fábio Aragão para 2026. Nos bastidores da política, uma eventual candidatura dele a deputado estadual já faz parte das especulações de alguns palacianos, que o veem como um para-choque para os adversários da governadora na região, além da força da aprovação da sua gestão.
RECADO DADO - Na última quinta-feira (22), durante a inauguração do Comitê da Juventude de Rodrigo Pinheiro, o assessor especial da Casa Civil do Governo de Pernambuco, Bruno França, reforçou a unidade entre as gestões municipal e estadual. "Estão dizendo por aí que somos dois times, mas estão enganados. Nós somos um time só", afirmou França, enfatizando a sintonia entre Pinheiro e a governadora Raquel Lyra.
FRASE DO DIA: "Eu não fui feliz quando disse que não apoiava João Campos. Eu quis dizer que não posso apoiar uma candidatura que não existe, porque ele próprio disse que só discute 2026 em 2026”, disse Zé Queiroz, durante sabatina no evento Diálogo com os Candidatos.
RÁPIDAS
NÃO TRANSFERIU AINDA - A passagem de Bolsonaro pelo Recife e a alta exposição ao lado de Gilson Machado não foram captadas pelo eleitorado de direita. Agora, o esforço da equipe do ex-ministro terá de ser maior para tentar atrair esse eleitorado.
IMPRESSIONANTE- Pela primeira vez na história, uma ex-primeira-dama (Michelle Bolsonaro) muda uma chapa majoritária após a convenção. Isso aconteceu com Fernando Rodolfo, em Caruaru, e ele teve de trocar a vice a pedido da esposa de Bolsonaro.
TERCEIRA VIA- Em conversa com o blog, o presidente da Subsecional da OAB Caruaru, Dr. Fernando Júnior, reafirmou sua candidatura à presidência da OAB-PE. Ele defende uma terceira via e deseja ser o catalisador das subseccionais.
PINGA-FOGO: Ainda há chance de segundo turno no Recife?