Coluna da sexta | Guerra sem vencedores
A tensão entre o Poder Executivo e a Assembleia Legislativa se transformou numa guerra que começou silenciosa e, recentemente, foi exposta na tribuna da Casa de Joaquim Nabuco.
O presidente Álvaro Porto e a governadora Raquel Lyra são do mesmo partido e fizeram campanhas juntos. Em outras palavras, têm uma caminhada de aliados longa. Ou seja, a relação azedada hoje é fácil de reconstruir. Basta querer!
"Em uma guerra, não existem vencedores, apenas perdas. Vencedores são aqueles que a evitam com palavras e diplomacia”, li essa frase em um livro que não recordo o seu autor. É justamente o que anda faltando nesta relação entre os Poderes: diálogo e muita diplomacia. Falta alguém que seja o elo, a ponte, e reconstrua o que se foi perdendo com o tempo. Ou se faz isso ou os desdobramentos serão ruins para todos os lados.
POR UM TRIZ - Na política local, comenta-se que o MDB já esteve mais próximo da governadora Raquel Lyra (PSDB). Investidas do seu Governo em cooptar lideranças do partido começam a gerar desgastes, desconfianças e distâncias.
SINALIZAÇÃO AOS PREFEITOS - A governadora Raquel Lyra recebeu mais de 30 prefeitos só esta semana, além de suas últimas agendas serem voltadas direto com os municípios. Ela está focada em fortalecer as cidades e produzir uma relação direta.
FRASE DO DIA: “Mano está na rua e estou confiante de sua vitória”, disse o deputado André Ferreira à coluna.
RÁPIDAS
ARCOVERDE - Aliados e os números de pesquisa interna vêm animando a ex-prefeita Madalena Brito para disputar a eleição do próximo ano.
VICE IDEAL - O vereador licenciado e secretário Guilherme Diógenes é o vice ideal para a chapa que o prefeito Botafogo vai lançar. Ele traz a juventude e a força do segmento evangélico na cidade.
PALESTRA - Hoje estarei como palestrante no Congresso dos Vereadores do Nordeste realizado pela UVB. Vou dividir o painel com o grande jornalista Jamildo Melo.
PINGA-FOGO: MDB ficará com João Campos ou terá candidatura própria no Recife?