Coluna da sexta | Federação à vista!
Nos corredores de Brasília, o comentário que corre gira em torno da possível federação que está sendo construída entre o PSB e o União Brasil. Dirigentes de ambos os lados já mantêm uma proximidade nos estados e estão a passos largos para consolidarem essa aliança pensando na eleição de 2026. Se isso se concretizar, o PSB passa a integrar literalmente o centro.
O apoio formal da bancada do PSB no Senado para a candidatura de Davi Alcolumbre como presidente do Congresso já foi o primeiro passo do script construído para essa federação. A construção dessa unidade parte do próprio Alcolumbre, do ministro Márcio França, dos Coelhos de Petrolina, de Rueda e dos Campos.
Isso se materializando seria o ideal para João Campos, que pretende disputar o Governo e passaria a ter um bom tempo de propaganda eleitoral gratuita. Sem falar que evitaria a nacionalização do debate por ser um legenda que permanece sinalizando ao eleitor de centro, o mesmo que reelegeu o prefeito do Recife.
VOTOS DE MILHÃO - Apenas duas legendas em Pernambuco atingiram a marca de 1 milhão de votos: o PSB e o Progressistas. A marca foi bastante comemorada entre os dirigentes das duas legendas. Além do milhão de votos, Eduardo da Fonte vem ostentando ter feito 24 prefeitos pelo PP e mais seis que são do seu grupo e estão em outros partidos. Para quem sonha com o Senado, é um número bastante alto.
FOCO NO RECIFE - Passada a eleição, a governadora Raquel Lyra (PSDB) focou sua agenda nos anúncios de resgate dos principais prédios símbolos do Recife, a exemplo da Fábrica Tacaruna e o antigo Liceu. Aos poucos, ela vem tentando imprimir sua marca na Metropolitana.
FRASE DO DIA: “Esse apoio é fundamental e reforça a confiança no nosso projeto de uma cidade mais justa e desenvolvida. Seguimos juntos com Lula, João Campos e todos que acreditam em uma Paulista melhor”, afirmou Júnior Matuto.
RÁPIDAS
NÃO SINALIZOU - O presidente Lula não confirmou sua presença na campanha de Vinicius Castello, em Olinda. O líder petista fez o dever de casa no tom que adotou no vídeo com o aliado. Essa semana que vem será a última de campanha do presidente, pois na outra ele terá uma extensa agenda internacional.
SIMBÓLICO - A reeleição de Márcia Conrado em Serra Talhada foi simbólica para o Partido dos Trabalhadores, pois é a principal cidade que a sigla de Lula governa em Pernambuco. Márcia tem uma ligação forte com a nacional do partido e poderá ter uma missão grande em 26.
AMUPE - Começou a corrida pela presidência da Associação Municipalista de Pernambuco. O prefeito eleito de Aliança, Pedro Freitas (PP), já lançou seu nome e terá de largada o apoio dos prefeitos do seu partido. A expectativa é que mais nomes sejam lançados.
PINGA-FOGO: O PSB e o União Brasil anunciam quando, oficialmente, a federação?