Coluna da sexta | Fator Gleide Angelo
Com a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, fora do páreo, após optar em ficar na pasta, o cenário em Olinda ficou completamente em aberto, sobretudo para a esquerda.
O PT já decidiu pelo vereador Vinicius Castelo como pré-candidato a prefeito. Já o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB) sonha em entrar na corrida eleitoral na cidade que já governou e não saiu bem. Por fim, o PSB tem a missão interna de convencer a deputada Gleide Angelo.
Segundo pesquisas, Gleide poderá ser o fato novo. Se ela não topar, o prefeito Lupércio tem tudo para eleger sua sucessora Mirella Almeida.
PRAGMATISMO - Em conversa com as lideranças políticas do PT pernambucano, o presidente Lula (PT) foi taxativo ao deixar o prefeito João Campos (PSB) à vontade na escolha do seu vice. O líder petista combinou um script com Campos, que seguiu à risca. O olhar do presidente é para 2026.
VICE IDEAL - A agora ex-secretária estadual da Mulher, Mariana Melo (PSDB), é a vice ideal para Daniel Coelho (PSDB). Mulher, negra e da periferia do Recife, com uma trajetória de vida que merece respeito. A governadora acertou na escolha.
FRASE DO DIA: “Quase 40 anos depois, vamos finalmente regulamentar e estender essa licença aos pais, para fazer justiça com as mulheres na divisão da responsabilidade com os filhos e, principalmente, para que essas crianças tenham seus pais presentes de verdade, em todos os tipos de famílias”, afirmou o deputado federal Pedro Campos (PSB).
RÁPIDAS
PASSIRA - O prefeito Silvestre vem se preparando bem para disputar a reeleição. Com uma gestão equilibrada e acertos na política, ele caminha bem para conseguir mais quatro anos de mandato.
ARTICULADORES - Dois nomes têm peso na articulação próxima ao prefeito João Campos: o ministro Silvio Costa Filho e o deputado federal Renildo Calheiros. Além de serem conselheiros, trabalham em Brasília diuturnamente pelo gestor recifense.
GOIANA - A Frente Popular se juntou para garantir apoio à pré-candidatura de Quinho Fenelon (Republicanos). A expectativa agora é quem será o nome escolhido do prefeito Eduardo Honório.
PINGA-FOGO: Gleide Angelo vai se convencer em ser candidata em Olinda ou deixar o cavalo passar selado como em Jaboatão?