Coluna da sexta | Estímulo à candidatura própria
Foto: Hans von Manteuffel
Em meio à expectativa se vai ou não ser vice do prefeito João Campos (PSB), alguns interlocutores do Palácio estiveram com o senador Humberto Costa (PT) na tentativa de estimular o PT a ter candidatura própria.
Esse movimento revela que a equipe política da governadora trabalha diuturnamente para tentar levar o pleito municipal do Recife para o segundo turno. Essa articulação anima atores políticos, como o ex-prefeito João Paulo Lima, e setores mais próximos ao senador Humberto.
A falta de autonomia local leva essas opções à mesa do presidente Lula, que terá a palavra final dessa posição.
CONTROLE - O jogo de Lula é muito claro. Quer controlar - mesmo que parcialmente - alguns partidos que orbitam na sua frente. Fez um gesto a Boulos em São Paulo para ter a federação PSOL/Rede em suas mãos e deve fazer o mesmo com João Campos para garantir a gerência dentro do PSB.
HOMENAGEM COM URGÊNCIA - Por proposição da vereadora Liane Cirne (PT), a Câmara do Recife vai apreciar, em regime de urgência, o projeto que concede o título de cidadã do Recife à presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. A homenagem já gerou discussão na Casa. O vereador Alcides Cardoso (PSDB) já fez críticas. “Ela não tem serviços prestados ao Recife e preside um partido que afunda mais uma vez o Brasil’, disse o vereador.
FRASE DO DIA: “Vamos manter o clima de uma boa relação institucional entre a Assembleia e o Governo”, disse Álvaro Mendonça, superintendente parlamentar da Alepe, sobre a relação do deputado Álvaro Porto e a governadora Raquel Lyra, ambos do PSDB.
CHOQUE TÉRMICO - Só a possibilidade de o ex-vereador Luís Eustáquio se filiar ao PT para disputar uma vaga na Casa José Mariano foi suficiente para os outros membros da chapa da federação PT, PV e PCdoB ameaçarem esvaziar.
MARATONA - O prefeito João Campos (PSB) está numa verdadeira maratona de filiações de vereadores ao seu partido. Só ontem foram três eventos num espaço de três horas. Ingressaram, na legenda, os parlamentares Almir Fernando e Andreza Romero.
ANIMADO - O deputado federal Carlos Veras (PT) conversou com a coluna e se mostrou animado com a possibilidade de ser o vice do prefeito João Campos (PSB). “Está tudo nas mãos do nosso presidente Lula e do próprio prefeito”, disse.
PINGA-FOGO: Como vai se resolver o imbróglio da federação no Recife?