Coluna da sexta | Enfim, unidos!
Após um longo e penoso processo interno, o Partido dos Trabalhadores chegou a um entendimento para apresentar um único nome ao prefeito João Campos (PSB) para sua vice: Mozart Sales. O consenso chegou com a retirada do nome do deputado federal Carlos Veras.
Ex-vereador do Recife, médico, ex-secretário e assessor do Ministério das Relações Institucionais, Mozart consegue a unidade tão sonhada entre os petistas justamente uma semana antes da conversa final entre o presidente Lula e o prefeito João Campos sobre a montagem da chapa.
O clima hoje é de que João não vai entregar essa vice ao PT pelos gestos que vem fazendo ao partido e por optar pôr um nome de sua confiança, que o dê tranquilidade numa eventual candidatura em 2026 para governador.
OBSERVANDO - Faltou aos petistas habilidade para construir essa unidade antes, ao ponto de produzir um candidato próprio a prefeito. Nesta altura do campeonato, abdicaria do projeto próprio para fazer uma composição de vice com João Campos. Ninguém é pré-candidato a vice. Só o PT, após anos militando, pensou assim!
26 É OUTRA HISTÓRIA - Pensando nele, somente nele, aos mais próximos, o presidente Lula (PT) revelou que não quer se afastar de João Campos por se tratar de que é legítima sua reeleição, mas que 26 é outra história. “Há uma tese de palanque exclusivo em Pernambuco. Acho muito pouco provável que isso aconteça”, soltou uma fonte palaciana de Brasília.
FRASE DO DIA: “É muito bom voltar a Jardim Monte Verde para dar início às obras de contenção de encostas. Em 2022, estive aqui e testemunhei o sofrimento daqueles que perderam familiares e casas”, disse a governadora Raquel Lyra (PSDB).
RÁPIDAS
AFINADOS - O prefeito Xisto Freitas (PSD) e seu pré-candidato a sucessão, Pedro Freitas (PP), fizeram uma live nas redes sociais e demostraram a afinação. Eles estão nos principais temas da cidade da Aliança, na Mata Norte.
PESQUISA - A pesquisa Simplex/CBN divulgada, hoje, mostrou um cenário muito confortável para o prefeito Júnior de Beto (PP), em Palmares, na Mata Sul. Ele vai para a reeleição com a equação ideal de boa aprovação com intenção de votos.
COMUNICAÇÃO ACERTADA - Pré-candidato a prefeito de Vitória, o deputado Aglailson Victor (PSB) vem acertando na comunicação. Sob o comando de Jader França, o socialista está entregando bem o conteúdo nesta fase da pré-candidatura.
PINGA-FOGO: João Campos vai aceitar o nome do PT?