Coluna da sexta | Dobradinha de olho em 26
Em 2026, estarão em jogo as duas vagas no Senado, hoje ocupadas pelos senadores Humberto Costa (PT) e Fernando Dueire (MDB). Em um movimento inédito, os dois se juntaram para rodar o estado e anunciar recursos, mas, sobretudo, fazer muita política.
Dueire e Humberto já estiveram juntos no Sertão e, ontem, na Mata Sul. De um lado, está o senador de Lula; do outro, o dos municípios. É assim que ambos se apresentam mutuamente e fazem discursos enaltecendo o trabalho do outro na Casa Alta.
Essa estratégia de antecipar as andanças pelo estado juntos até parece uma chapa quase pronta, faltando o governador ou governadora com seu vice.
ELEIÇÃO ABERTA - Com dois turnos à vista, a eleição em Paulista, na Região Metropolitana, está completamente em aberto. A pesquisa Simplex apontou um empate técnico entre Ramos e Matuto e, pela distância, parece que os dois consolidaram o carimbo do passaporte para o segundo tempo do pleito.
CONCORRIDO - O lançamento do livro Miguel Arraes: histórias de lá e cá, escrito a quatro mãos por Lula Arraes e Ítalo Rocha, foi bastante concorrido pelos políticos pernambucanos, admiradores da obra do ex-governador e imprensa.
DEBATE SÓ NA TV - O prefeito João Campos (PSB) confirmou à imprensa que vai aos dois debates programados para a televisão. Está confirmado o da TV Jornal e o da Rede Globo. Por falar nisso, a eleição do Recife teve poucos confrontos entre os candidatos.
FRASE DO DIA: “Das nove capitais do Nordeste, apenas João Campos é o candidato de centro esquerda melhor nas pesquisas. Em Fortaleza, a situação é de empate”, observou o deputado federal Pedro Campos.
ALERTA - Se as pesquisas se confirmarem e apenas João Campos sair vitorioso no Nordeste, o clima para 26 na região mais lulista do país será outro completamente diferente do que o presidente Lula encontrou em sua eleição em 2022. O PT tem que ligar o alerta.
SEGUNDO TURNO - Como esta coluna já antecipou, o prefeito João Campos só estará presente nas campanhas dos aliados no segundo turno. “Meu foco é Recife até o dia 6 de outubro, às cinco da tarde”, cravou.
NÃO PARA - A ex-deputada Marília Arraes (SD) está num ritmo frenético para se fazer presente em todo o estado durante esta campanha eleitoral. Ela se projeta para uma majoritária no futuro ou quem sabe retomar sua cadeira na Câmara Federal.
PINGA-FOGO: Humberto e Dueire vão estar na chapa de quem em 26?