Coluna da sexta | Dando a largada para 2026
A cidade de Serra Talhada, no Sertão pernambucano, foi escolhida pelo presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, para ser palco, nesta sexta-feira, do evento que vai lançar o novo programa de microcrédito e redução nos juros operado pelo banco.
Por trás da pauta institucional, tem toda uma mensagem política nas entrelinhas. A começar a da escolha da cidade. Fazer esse anúncio no principal município comandado pelo PT é um gesto de Paulo à prefeita Márcia Conrado e a toda a militância petista. Além de garantir discurso de sobra pra 26.
O ato de logo mais dará também, ao novo grupo que surge em torno do senador Humberto Costa, a oportunidade de marcar território e levar uma mensagem de entregas. Ao mesmo tempo que pode ser interpretado como uma tentativa de contraponto aos mais novos movimentos políticos oriundos do sertão. Humberto vai dividir com Paulo o protagonismo dessa nova frente política.
DE OLHO NA CÂMARA - O ex-governador e presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, vem dando sinais nas articulações políticas de que poderá disputar uma vaga na Câmara Federal na eleição de 2026. Várias legendas já foram ofertadas para ele que, até o momento, continua sem partido após sair do PSB.
GESTO A MANO - A ida da governadora Raquel Lyra a Jaboatão dos Guararpes e a série de anúncios que fez para construção de creches e habitacionais é um gesto claro ao prefeito Mano Medeiros. Ele precisa de reforço, pois terá uma campanha de reeleição pela frente.
COLANDO A IMAGEM - A deputada Gleide Angelo não perde um evento da Prefeitura do Recife. Ontem, ela esteve no lançamento do Orla Parque ao lado do prefeito João Campos. O movimento dela é de tentar se vincular ao máximo à imagem de bom gestor que João conseguiu construir.
FRASE DO DIA: “Aumentar a participação de mulheres nos tribunais, com critérios de promoção que levem em conta a paridade de gênero. E, também, ampliar a diversidade racial”, prometeu o ministro Barroso ao assumir a presidência do STF.
RÁPIDAS
PSD - Enfim, após marcar e desmarcar, hoje o prefeito de Olinda, professor Lupércio, assina a ficha de filiação ao PSD. O ministro André de Paula vai receber o novo filiado na sede do partido a partir das 11h30.
GANHANDO FORÇA - Pré-candidato a prefeito, o empresário Dimas vem, aos poucos, ganhando força na sua postulação na cidade de Lagoa de Itaenga. Ele terá uma eleição dura contra o ex-prefeito Carlinhos do Moinho.
NOME NA RUA - A secretária de Educação de Paudalho, Paula Frassinetti, vem colocando bem seu nome na rua e nas redes sociais. Ela poderá se consolidar como opção para o prefeito Marcelo Gouveia na sua sucessão.
PINGA-FOGO: Qual será o tom adotado pelos discursos do evento do BNB, hoje, em Serra Talhada?