Coluna da sexta | Compesa como prioridade
Um dos maiores gargalos da administração estadual em Pernambuco há anos é a falta do abastecimento d’água, além de ter o pior balanço hídrico do país no Agreste pernambucano. A Compesa foi se tornando antiquada - para usar um adjetivo suave - com o passar do tempo. Diante desse cenário, o Governo vem fazendo entregas e priorizando investimentos na estatal para virar a chave.
Segundo a coluna apurou, no próximo ano será investido mais de R$1 bilhão de reais em várias áreas da Compesa. A presidência de Alex Campos vem conquistando elogios até dos maiores opositores do Governo pela sensibilidade e pelo fino trato diante do cenário de guerra pela água.
A preparação da empresa para uma concessão é o caminho mais urgente para aliviar a vida de muitos pernambucanos que lutam para verem a água chegar a suas torneiras. Se isso sair do papel, o Estado poderá captar mais R$18 bilhões para reinvestir na própria empresa e em outras áreas afins. É ousado, mas, sobretudo, necessário.
PÉ NA OPOSIÇÃO? - Cada vez mais distante do Governo, as últimas declarações do presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, aproximam-no cada vez mais da oposição ao Governo Raquel Lyra. A falta na confraternização do Palácio e o pedido de revogação do ICMS são exemplos disso.
FALTA UM LÍDER - A relação entre o Parlamento e o Palácio precisa de uma ponte muito maior que a Ponte Princesa Isabel. Necessita de alguém que assuma de cabeça a liderança do Governo e apare as arestas entre ambos os lados antes de qualquer encontro. É natural que o atual líder, deputado Izaías Regis, não consiga se dedicar a isso devido ao seu projeto em Garanhuns.
FRASE DO DIA: “Pernambuco vive um esquema de rodízio que é o pior do Brasil. Cada entrega que fazemos em um município representa mais famílias com cidadania e o direito a ter água em suas torneiras”, disse o presidente da Compesa, Alex Campos, durante inaugurações no Sertão.
RÁPIDAS
CRESCENDO - A adesão do vice-prefeito Antônio Almeida ao grupo de Pollyana Abreu em Sertânia revela que o grupo dela vem numa crescente no município. A pré-candidatura de Pollyana traz a mensagem de mudança à atual gestão do prefeito Ângelo Ferreira.
FILIAÇÃO - O ex-prefeito de Carpina e pré-candidato, Joaquim Lapa, vai se filiar hoje ao PSD. O ato está marcado para as 16h, na sede do partido. Ele será recepcionado pelo presidente estadual da legenda e ministro André de Paula.
PINGA-FOGO: Quem vencerá o clássico entre Yves Ribeiro e Júnior Matuto?