Coluna da sexta | Cobrando a vice
Não existe almoço de graça na política, como também não existem afagos sem cobrança. A passagem do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, revelou isso. Rasgou elogios ao prefeito João Campos (PSB), estendeu o tapete vermelho do Governo, mas no final cobrou a vice.
Não é segredo para ninguém que Padilha está trabalhando para emplacar seu assessor, o ex-vereador Mozart Sales, na vice do PSB na capital do estado. Além disso, ele já fez inúmeras conversas nesse sentido. Até com o ex-prefeito Geraldo Júlio ele já sentou para apresentar seu ungido, mas sem avanços. Ele agora cerca Campos pelas obras e ações.
FOTO DA UNIDADE? - Sem o senador Humberto Costa (PT), que cumpre agenda nos Estados Unidos, as principais lideranças petistas do estado se juntaram num almoço com o ministro Padilha. A foto foi enviada com exclusividade ao blog e teve muita repercussão. O maior desafio do PT é tornar a foto realidade.
UNIDADE SÓ NA FOTO? - Ao que parece o PT de Pernambuco está rachado ao meio pelos dois senadores. De um lado, o grupo capitaneado por Humberto Costa, que tem a adesão de João Paulo e Carlos Veras. Do outro lado, Teresa Leitão, Mozart Sales e Oscar Barreto. O fato que um está querendo isolar o outro e, mais uma vez, a queda de braços só favorece o PSB para escolher seu vice dos sonhos.
OPÇÃO NA FEDERAÇÃO - Na Câmara de Vereadores, não se fala em outro assunto senão a eleição deste ano. Além das contas das chapas proporcionais, o fato que mais se discute é o nome da vice. Dois sobressaem entre os parlamentares: Marília Dantas e Victor Marques. O nome de Victor, que está filado ao PCdoB, foi apontado como uma alternativa dentro da federação com o PT.
FRASE DO DIA: “João Campos é a maior revelação da política brasileira”, disse o ministro Alexandre Padilha, em passagem pelo Recife.
RÁPIDAS
COMBINAÇÃO EM CAMARAGIBE- Em uma combinação política entre João Campos e o ministro Silvio Costa Filho, é questão de tempo para os palanques do PSB e Republicanos se juntarem em Camaragjbe.
SONHANDO COM O SENADO - A ex-deputada e ex-candidata à governadora Marília Arraes, vice-presidente nacional do Solidariedade, está trabalhando diariamente para garantir seu espaço na majoritária, de olho no Senado. Ela vem gastando sola de sapato para viabilizar muitas candidaturas a prefeito este ano.
PRESSÃO - Após perder nas comissões, os deputados de oposição estão convocando os militares para encherem as galerias da Assembleia Legislativa com o objetivo de pressionar o plenário para a votação das faixas salariais.
PINGA-FOGO: Até quando o PT vai insistir pra emplacar a vice de João Campos?