Coluna da sexta | As entrelinhas das falas de Miguel Coelho sobre o Recife
O ex-prefeito de Petrolina e ex-candidato a governador Miguel Coelho (UB) participou do debate na Rádio Jornal, ontem, que tinha a eleição do Recife como pauta principal. Citado como possível candidato a prefeito na capital, Miguel não desconversou, pelo contrário, reforçou a hipótese. “A população do Recife está de uma certa forma impaciente, querendo resolver seus problemas, mas também quer alguém que traga bagagem política, administrativa e que faça a política do resultado, da melhoria da vida das pessoas. Então, acho que todos os cenários estão abertos, as composições partidárias serão fundamentais para que isso possa ser uma frente representativa de apoio”, disse, durante a entrevista.
Nas entrelinhas, fica claro a vontade do ex-deputado e ex-prefeito de Petrolina de disputar a eleição do próximo ano na Capital do Estado. “A eleição de governador de 2022 me conectou mais com o Recife”, afirmou ele, em outro momento do debate. O maior problema para ele é que há um partido complicado no meio do caminho.
A campanha de governador não foi fácil dentro do União Brasil, e com o presidente Luciano Bivar muito próximo ao prefeito João Campos, esse sonho de Miguel pode ir para o ralo. Ou poderia uma combinação com o próprio prefeito para neutralizar as candidaturas de direita que estão se levantando, haja vista que, nos bastidores, Campos está se aproximando dos Coelhos.
Por fim, Miguel não perderia nada se disputasse a eleição do Recife próximo ano. Oriundo de uma região longínqua do Estado e sem força no recorte da densidade eleitoral, ser candidato a prefeito na Capital aproximaria ainda mais seu nome da região com maior número de eleitores.
NOME LEMBRADO – Tendo seu nome lembrado para disputar a Prefeitura de Surubim, no Agreste, o ex-deputado e ex-candidato Danilo Cabral (PSB) está focado em voltar à cena estadual. Ele começa hoje por Garanhuns uma série de agendas pelo Agreste. Uma fonte próxima ao socialista diz que ele precisa se comunicar com seu eleitorado. Enquanto isso, em Surubim, não se fala em outro nome para ser o ungido pela prefeita Ana Célia.
VOLTOU – Após a decisão do TRE de cassar a chapa do PSD de Caruaru, a defesa da vereadora Mery da Saúde recorreu e a Justiça Eleitoral local aceitou os embargos de declaração com efeitos suspensivos. Com isso, a sentença fica suspensa até o julgamento. A parlamentar ainda poderá recorrer ao TSE, e permanecerá no cargo até a decisão final. A Câmara de Vereadores de Caruaru está virando o centro das atenções no Estado com tantos processos, seja eleitoral seja penal.
FRASE DO DIA: "A população de Petrolina está muito insatisfeita com os serviços que a Compesa não consegue entregar. Falta água e sobra esgoto nos bairros de uma cidade que fica à beira do rio São Francisco. A gente sabe que a governadora tem apenas 100 dias na liderança do Estado, não há solução fácil para uma crise dessas, mas como prefeito não posso ficar de braços cruzados e tenho cobrado medidas urgentes. Essa reunião é uma ótima iniciativa e saio com a esperança de que nosso clamor seja ouvido pela governadora”, falou o prefeito Simão Durando, após o encontro com Raquel Lyra.
RÁPIDAS
GESTOS – A política é feita de palavras e também de gestos. A presença da empresária Pollyanna Abreu ao lado da governadora Raquel Lyra, durante inauguração, em Sertânia, é a prova de que ela será a candidata do Palácio na eleição do próximo ano. Enquanto isso, o irmão do prefeito destila críticas à governadora na Câmara de Vereadores do munícipio.
COMITIVA PRESIDENCIAL – Após receber muitos elogios do presidente Lula, a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, foi convidada de última hora pelo petista para compor sua comitiva a Portugal e Espanha.
AFUNILANDO – A corrida pela vaga de conselheiro do TCE está entrando na fase de afunilamento. A candidatura de Eduardo Porto está consolidada para a sucessão do seu pai, Carlos Porto. Porém, a cadeira de Teresa Dueire está completamente em aberto. Como o blog antecipou, o voto será secreto, e na próxima semana a Comissão de Justiça vai aprovar e depois seguirá para o plenário.
PINGA-FOGO: O União Brasil dará legenda para Miguel Coelho ser candidato no Recife? E como fica Mendonça Filho?