Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Coluna Diária

Coluna da sexta | A força da aprovação e o olhar para 26


Por: REDAÇÃO Portal

19/07/2024
    Compartilhe:

Foto: Ricardo Stuckert

 

Um dos prefeitos mais bem avaliados do Brasil e com a reeleição pavimentada no Recife, o prefeito João Campos (PSB) vive seu melhor momento na política, justamente no momento em que o governo Lula ainda não decolou na aprovação. 

Campos ostenta os números que o projetam como liderança forte e, consequentemente, não ficou refém dos quereres petistas. De olho em 2026, precisava pôr um vice que fosse de sua total confiança e desse tranquilidade para disputar o Governo. Foi nesse contexto que nasceu o projeto de Victor Marques (PCdoB). 

Enquanto isso, o PT, sem combinar com o socialista, fez todo um movimento de pressão pela vaga e até se “uniu” na reta final para apresentar um nome: Mozart Sales. Porém, a decisão final sairia entre o presidente Lula e o prefeito João Campos. Foi o que aconteceu ontem e será oficializado na segunda. 

CORREÇÃO E FIDELIDADE - A fidelidade da senadora Teresa Leitão (PT) ao projeto de Mozart Sales salta aos olhos. Mesmo sabendo que o presidente Lula deu o sinal verde para João Campos tocar o nome do seu agrado na vice, a senadora ainda aponta o processo como inconclusivo e acredita no debate que farão na segunda com a presidente Gleisi Hoffmann. Antes de oficializar o nome de Victor, Gleisi vai se reunir com os petistas locais. 

FICOU O CRÉDITO - Ainda sobre esse assunto, o presidente Lula ficou com um crédito grande com o PSB e com o prefeito João Campos para o futuro. De olho também em sua reeleição em 2026, o líder petista não poderia perder o apoio dos socialistas por causa de uma vice. 

ESPAÇO NA CHAPA - O PT também fica com crédito de sobra para se quiser indicar um nome na chapa da Frente Popular em 26 e terá a prerrogativa. Em outras palavras, para Lula manter uma cadeira de senador é muito mais importante do que ter a vice na capital. Ele precisa de votos no Congresso e Senado Nacionais e Pernambuco é o único estado do país em que os petistas têm dois senadores. 

FRASE DO DIA: “A unidade alcançada é um importante passo para a construção de um caminho que vai garantir ainda mais transformações que ajudam a melhor a vida das pessoas do Recife e do Brasil”, disse a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

RÁPIDAS 

CBN ELEIÇÕES - O entrevistado de hoje no CBN Eleições é o pré-candidato a prefeito de Caruaru, Armandinho (SD). O programa começa às 10h, na CBN Caruaru. 

NA PONTA DA LÍNGUA - Chamou a atenção a desenvoltura da pré-candidata a prefeita de Carpina, Eduarda Gouveia (PODE), na entrevista ao comunicador Francisco Júnior. Ela está com o discurso da gestão e política na ponta da língua. 

APOIO -  A deputada federal Iza Arruda (MDB) declarou apoio ao candidato a prefeito Jorge Luís, em Chã Grande. A emedebista vai lançar candidatos em todas as regiões do estado. 

PEGOU DE SUPRESA - Após mais de 50 anos de vida pública e no terceiro mandato de prefeito do Paulista, Yves Ribeiro (PT) pegou seu grupo de surpresa ao anunciar que não disputará a reeleição. É o fim de uma era de um político que ficou prefeito de quase todo o Litoral Norte.  

PINGA-FOGO: Sem Yves, o PT vai lançar um nome para disputar a Prefeitura do Paulista?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook