Coluna da sexta | A equação de Luciana Santos
Às vésperas de definir se vai ou não ser candidata a prefeita de Olinda, a ministra de Ciências, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, vem trabalhando para deixar alguém do PCdoB em seu lugar, mais precisamente o deputado federal Renildo Calheiros.
Essa seria uma equação perfeita para ela. Resta saber se o presidente Lula aceitará esse movimento, pois outras legendas - como o PSB - estão de olho nessa pasta, caso fique vacante agora no prazo de desincompatibilização eleitoral em abril.
Com Renildo em seu lugar, Luciana teria tranquilidade para disputar a prefeitura, mantendo sua influência na Esplanada dos Ministérios. Ela também já tem um acordo com o prefeito João Campos para ter seu apoio na Marim dos Caetés.
NA COMITIVA - Por falar em Luciana, ela compõe a comitiva do presidente Lula em viagem oficial ao Egito e à Etiópia. Um dos objetivos da viagem é a concessão de inteligência e tecnologia para os países que mantêm relações diplomáticas.
NOVA MISSÃO - Recentemente, Luciana Santos assumiu o comando da federação em nível nacional. Essa alternância faz parte da liturgia das federações. Hoje, o PCdoB está federado com o Partido dos Trabalhadores, que possui a maioria na coordenação dessa federação.
FRASE DO DIA: “Nada está mexido no Recife”, disse a prefeita em exercício do Recife, Isabella de Roldão, sobre embarque do PDT no Governo Raquel.
LEVOU FALTA - Por falar em Isabella, ela levou falta na posse do secretário Ismenio, que teve o símbolo do embarque do seu partido no Palácio. Comenta-se que ela esperava que fosse a indicada para assumir uma pasta.
DATA MARCADA - O prefeito de Carpina, Manuel Botafogo (sem partido), já marcou o dia 24 de fevereiro para lançar seu pré-candidato na sucessão.
COMITIVA - Um grupo de bolsonaristas pernambucanos já confirmou presença nos atos do dia 25. Entre os confirmados, estão o ex-ministro Gilson Machado Neto e o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa.
PINGA-FOGO: Luciana Santos terá coragem de deixar o ministério?