Coluna da sexta | A disputa de Álvaro Porto e Raquel Lyra pela indicação do TCE
Para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco, a real disputa será entre a governadora Raquel Lyra e o presidente da Alepe, Álvaro Porto. Curiosamente, ambos do PSDB.
A eleição do TCE servirá para medir a temperatura da força do presidente Álvaro Porto com os deputados e a capacidade de articulação do Palácio. Enquanto Porto colocou Rodrigo Novaes (PSB) debaixo do braço e vem fazendo voto a voto, o Governo vem se movimentando fortemente para emplacar Joaquim Lira (PV). Essas movimentações vêm deixando a disputa polarizada.
Novaes surfa na onda da boa aprovação interna de Álvaro, que já emplacou o sobrinho, Eduardo Porto, para a outra vaga do TCE. Já Joaquim busca os insatisfeitos e recebe adesões como Kaio Maniçoba e do PP, que até pouco tempo também estava no páreo.
Por fim, com o voto secreto tudo pode acontecer, inclusive nada. Nomes novos aparecem, como o deputado Francismar Pontes (PSB) e o advogado Osvir Thomaz.
RECADO NAS ENTRELINHAS - O prefeito do Recife, João Campos, estrelou mais uma vez as inserções do PSB. Num claro recado ao Palácio, João disparou: “Não é falar, é fazer pela educação”. A mensagem chega num momento em que o sindicato dos professores estão em rota de colisão com o Governo.
ROUBOU A CENA - Ao participar do aniversário de Caruaru, a ex-prefeita da cidade e hoje governadora Raquel Lyra (PSDB) foi o centro das atenções. Ela roubou a cena e chamou pra si as rédeas do evento. Foi aquela convidada que ainda saiu com o primeiro pedaço do bolo.
FRASE DO DIA: “Não é uma briga de o que fazer, é de quando. E aí, é claro que a autoridade monetária olha para muitas variáveis e calibra de acordo com o que acha correto. Mas, dentro da técnica, é possível discutir. Se isso não fosse possível, você jamais ouviria uma segunda opinião de um médico”, afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
RÁPIDAS
FORTALECIDO - Com a adesão de Marcelo Motta, que foi segundo colocado na eleição passada, o prefeito Orlando Jorge começa a imprimir um ritmo na política do seu Governo rumo à reeleição em Limoeiro.
G7 - Após 14 anos, um presidente do Brasil foi convidado para participar da reunião da cúpula dos 7 mais poderosos. O encontro está acontecendo no Japão, e Lula já está lá desde ontem.
TRAIÇÕES À VISTA - Se somar as contas dos candidatos, ultrapassa facilmente a quantidade de votos possíveis na Assembleia Legislativa. Ou tem gente anexando a Paraíba ou haverá muitas traições.
PINGA-FOGO: Quem vencerá a disputa pela vaga de Teresa Dueire?