Coluna da sexta | 2026 antecipado
O clima das eleições municipais nem chegou ainda na pauta do povo, mas incrivelmente a sucessão estadual de 2026 já está na ponta de língua de muitos, sobretudo na antecipação da polarização entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito João Campos (PSB).
Os dois principais polos gravitacionais da política, João e Raquel, já vêm dividindo os lados nos municípios Pernambuco afora. Mesmo que, paulatinamente, a classe política venha alimentando o debate, que só deverá ocorrer de fato daqui a dois anos, isso demonstra que nem sempre a política obedece ao transcorrer ordinário do calendário.
Essa antecipação ajuda diretamente João Campos, que vive seu melhor momento na gestão, e cobra ainda mais da governadora Raquel Lyra para que imprima um ritmo em seu governo, fugindo até do tempo de maturação natural das gestões.
ALERTA NA METROPOLITANA- As últimas pesquisas apontam que o Governo do Estado precisa focar mais suas ações e presença na Região Metropolitana do Recife por vários fatores. O mais importante é por concentrar uma fatia considerável do eleitorado pernambucano.
ESTÁ PRÓXIMO - O clima no alto escalão do União Brasil é de que o anúncio oficial que a legenda ficará com João Campos sairá nos próximos dias, como confirmou uma fonte próxima ao prefeito. “Iria acontecer essa semana, faltam apenas uns detalhes”, garantiu. Essa é mais uma costura que visa 26.
FRASE DO DIA: “Ainda não tem nada definido. Eu tenho minha posição e ela é clara. Se não for acatada, vou ter que abrir os braços (em sinal de rendição)”, garantiu o deputado federal Mendonça Filho à coluna.
RÁPIDAS
DECOLANDO - O novo secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, já se movimentou na primeira semana no posto. Foi até São Paulo se reunir com os diretores de todas as companhias que operam no país. Além disso, ele se encontrou com o diretor do Aeroporto de Guarulhos, um dos principais terminais do Brasil.
ÁGUA PRETA - A cassação do prefeito Noé Magalhães e seu vice, pelo Tribunal Superior Eleitoral, além de torná-los inelegíveis, mudou completamente a cena política da cidade da Mata Sul. O presidente da Câmara assume e a oposição comemora.
DE VOLTA AO BATENTE - Após oito dias de descanso, verdadeiras miniférias, volto com tudo e renovado para a correria deste ano eleitoral. Agradeço à equipe do blog pela dedicação, em especial ao jornalista Guilherme Camilo, que tocou esta coluna com maestria.
PINGA-FOGO: A governadora fará mudanças no secretariado?