Coluna da segunda | Uma eleição sem João e Raquel
Os deputados estaduais vão às urnas, hoje, para eleger a Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. A Casa de Joaquim Nabuco faz eleição sem nenhuma interferência direta dos principais atores políticos estaduais: João Campos e Raquel Lyra.
O principal posto que terá bate-chapa, a primeira-secretaria, terá dois candidatos: Gustavo Gouveia e Francismar Pontes. Aliado de Raquel, Gustavo tem apoio até do PSB, partido do que faz oposição à governadora. Por sua vez, Francismar, que é do PSB, partido de João, se viabilizou com a adesão do PP, sigla que está na base de Raquel.
Em suma, para não criar rusgas com os aliados, tanto João Campos como Raquel preferiram não pôr o dedo na eleição, que promete ser bem animada.
GESTO E MAIS GESTO - Após abdicar de disputar a primeira-secretaria, o deputado estadual Aglailson Victor (PSB) recebeu um apoio de peso para disputar a 2ª vice-presidência da Alepe. O presidente Álvaro Porto declarou o voto e puxou pra si a responsabilidade. Victor vai bater chapa com Fabrizio Ferraz.
ABASTECIMENTO D’ÁGUA - Logo após a suspensão da Operação Carro-Pipa, na última semana, o deputado federal Fernando Monteiro reagiu prontamente à notícia e, em menos de 24 horas, os serviços foram retomados. Reconhecido nacionalmente como uma referência em abastecimento de água e saneamento, o parlamentar reafirmou seu compromisso com a garantia de recursos hídricos para a população.
FRASE DO DIA: “Em 2026, teremos candidato a governador, teremos também um ou dois candidatos ao Senado Federal”, diz deputado Feitosa sobre o PL.
RÁPIDAS
ENCONTRO COM OS PREFEITOS - A governadora Raquel Lyra comanda, hoje, no Recife, a primeira reunião com os prefeitos eleitos e reeleitos na última eleição municipal. O evento está marcado às 9h, no Recife Expo Center.
SOPRANDO AS VELINHAS - Hoje é o aniversário da governadora Raquel Lyra. Coincidentemente ou não caiu no dia do encontro que ela marcou com os prefeitos. Ela resgatou o tradicional beija-mão num estilo novo. Pelo jeito vai chover presentes e homenagens.
ESCALAÇÃO - No Planalto, comenta-se que Lula escalou o ministro Rui Costa para cuidar da governadora Raquel Lyra e o ministro Padilha para colar em João Campos. Assim, ele não deixaria nenhum dos aliados sem atenção.
PINGA-FOGO: João Campos vai participar do encontro dos prefeitos convocado pela governadora?