Coluna da segunda | Raquel passa no primeiro teste das chuvas
Na primeira prova de fogo da sua gestão com as enchentes, a governadora Raquel Lyra (PSDB) foi para cima do problema, liberou recursos e visitou as áreas atingidas.
A tucana fez tudo que naturalmente era esperado de uma chefe do Executivo estadual. Em outras palavras, pelos gestos de agradecimentos dos prefeitos de Caruaru e de Santa Cruz do Capibaribe, Raquel passou nesse primeiro teste de calamidade em seu governo.
Além disso, ela deslocou equipes da Defesa Civil, Casa Civil, Bombeiros e Compesa para atuarem nas áreas atingidas e naquelas que estão em risco. Na ocasião, a governadora liberou R$ 23 milhões para investimentos nos Bombeiros e Defesa Civil.
DE VOLTA À PCR - O ex-secretário Marconi Muzzio está de volta à Prefeitura do Recife. O prefeito João Campos assinou sua nomeação como gerente na Assessoria Especial de Representação Institucional. Marconi foi secretário de Administração e Gestão de Pessoas do Recife, na gestão de Geraldo Julio (PSB), e comandou a Controladoria Geral do Estado (CGE), no governo Paulo Câmara.
TESTE DAS RUAS - O ex-ministro do Turismo e pré-candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado Neto (PL), está de volta após uma extensa agenda ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro nos Estados Unidos. Ao passar em Boa Viagem, ele foi bastante cumprimentado e ainda gravou vídeo para as redes sociais brincando com a criatividade do pernambucano.
ITAMBÉ EM ALTA - O empresário Armando Pimentel arrastou uma multidão no seu bloco na cidade de Itambé, na Mata Norte. O evento serviu para confirmar sua presença nas ruas e ratificar sua pré-candidatura a prefeito do município. Ele já foi prefeito de Camutanga por 16 anos e tem boa avaliação na região. Os deputados Guilherme Uchoa Júnior e Mário Ricardo bateram o cartão na festa.
FRASE DO DIA - “Trouxemos todo o apoio da Defesa Civil com doações urgentes, a exemplo de lençóis, colchões e kits de limpeza, articulando com as prefeituras para que possamos garantir o socorro imediato às famílias”, disse a governadora Raquel Lyra (PSDB), ao visitar as cidades atingidas pelas chuvas no final de semana.
RÁPIDAS
UNIDA MESMO? - Em contato com a coluna, o ex-vereador Jorginho Lapa rebateu a unidade familiar em torno do seu tio, Joaquim Lapa. “Respeito muito Carlos Lapa, mas irei votar e vestir a camisa do candidato do grupo Gouveia, em Carpina”, disse. Com essa declaração, a unidade da família, como pregou Carlos Lapa, não vai acontecer.
VIRALIZOU - O deputado estadual Joel da Harpa (PL) gravou um vídeo sugerindo que os diretores de presídios levassem os presos para um banho na praia que teve a maior incidência de ataques de tubarões. O vídeo viralizou, e com ele uma enxurrada de críticas ao parlamentar.
PL SEM FEITOSA - As últimas declarações do deputado estadual Coronel Aberto Feitosa dão sinais de que ele ficará na Oposição, mesmo com seu partido, o PL, embarcando no Governo Raquel Lyra. Feitosa foi eleito na esteira do bolsonarismo e não vai poupar críticas à governadora tucana.
PINGA-FOGO: PL está rachado em Pernambuco?