Coluna da segunda | Qual é o peso da candidatura de Dani Portela ou Túlio Gadelha?
Em 2018, a então candidata a governadora Dani Portela conseguiu emplacar, no Recife, no auge do bolsonarismo, 10% dos votos válidos. O que é um número muito significativo diante da força do PT, representado naquela ocasião pelo palanque do governador Paulo Câmara, ou seja, o PT ora vai, mas não leva o eleitor. Outro exemplo, foi o que aconteceu com Danilo Cabral, em 2022.
Na guerra interna da federação PSOL/Rede, o deputado federal Túlio Gadelha (Rede) insiste em por seu nome no cenário, inclusive, com lançamento oficial, no próximo dia 2 de março, com a presença da ministra Marina Silva. Do outro lado, a deputada Dani Portela (PSOL) se mantém no páreo apoiada pela maioria que formou no diretório recifense.
Mesmo com esse imbróglio, pelo teste das urnas, Dani se projeta muito mais competitiva frente a Túlio. A ele, é conferido o benefício da dúvida. Na última eleição municipal, ele foi preterido dentro do PDT quando optaram em aceitar a vice de João Campos com Isabella de Roldão. Gadelha aposta na sua projeção midiática e influência nas redes sociais.
Por fim, para muitos observadores, a possibilidade de Dani Portela ou Túlio na eleição poderá agradar o eleitorado lulista de carteirinha, que hoje não tem um nome posto na corrida eleitoral do Recife e já provou quando isso acontece, eles procuram alguém da mesma linha ideológica. Esse fator poderia até levar o pleito ao segundo turno, na junção de alguns fatores, como o tamanho do candidato bolsonarista e o peso do palanque da governadora.
GARANTIU A FOTO - Como antecipou durante entrevista exclusiva a este colunista e repetiu em seu discurso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu “a foto para o mundo” que estava querendo. Após seu apelo, apoiadores lotaram a Paulista neste domingo e viram um Bolsonaro mais ameno, pedindo pacificação, anistia ao Congresso dos manifestantes do 8 de janeiro e evitando citar o STF.
PERNAMBUCANOS NA PAULISTA - Os políticos bolsonaristas pernambucanos fizeram questão de bater cartão no evento convocado pelo ex-presidente. O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, além dos deputados André Ferreira, coronel Feitosa, Renato Antunes, Abimael, Fernando Rodolfo e o ex-ministro Gilson Machado Neto estiveram lá. Ao lado de Ciro Nogueira do PP, a deputada Clarissa Tercio também foi à Paulista.
AGENDA 40 - O prefeito Sivaldo Albino (PSB) deu start na sua reeleição em Garanhuns, no Agreste Meridional, com evento batizado de Agenda 40, que reuniu muitas pessoas. Líderes do PSB marcaram presença e renovaram a prioridade da legenda na reeleição de Sivaldo.
FRASE DO DIA:”Busco a pacificação para passar uma borracha no passado”, disse o ex-presidente Bolsonaro, em discurso na Paulista.
RÁPIDAS
ANÚNCIO - Após mistérios durante a semana, o prefeito de Carpina, Manuel Botafogo (PMN), anunciou o vereador licenciado e secretário de Turismo, Aldinho do Danone, como pré-candidato a prefeito do seu grupo. “Se não cuidar direitinho do nosso povo, o velho aqui volta”, disse Botafogo ao lançar o sucessor.
SEM NOME POSTO - A Oposição em Petrolina dá sinais de unidade, mas sem um nome claro posto na cena local. Em contraposição, o prefeito Simão Durando vem correndo solto rumo à reeleição. O clima de hoje é de W.O. Se vai continuar assim, só depende da oposição.
TERMÔMETRO DAS RUAS - O deputado estadual Mário Ricardo (Republicanos) levou às ruas de Igarassu o tradicional bloco Azulão. Com forte presença da classe política, a festa foi um verdadeiro termômetro das ruas para Mário, que deve disputar a eleição municipal deste ano.
PINGA-FOGO: No final, quem será mesmo o candidato da federação: Túlio Gadelha ou Dani Portela?