Coluna da segunda | PT se apequenando no Recife
Historicamente, o PT sempre teve uma parcela considerável do eleitorado recifense, pelo menos na últimas eleições municipais. Diante do fenômeno do prefeito João Campos (PSB) e de se tornar dependente da aliança com o PSB, os petistas se isolaram de vez e, aos poucos, vão se apequenando.
Sem candidatura própria e sem vice, a base da militância do partido de Lula ficará dividida entre o prefeito e a candidatura da deputada Dani Portela (PSOL). Incrivelmente, numa cidade onde a legenda já governou três vezes, chegar a esse tamanho, enquanto ocupa a presidência da república, é sinal de que o PT não vive seu melhor momento.
INSISTÊNCIA - Enquanto isso, o ex-prefeito e deputado estadual João Paulo Lima (PT) ainda insiste na tese de candidatura própria no Recife. Isso porque ele sonha em voltar a disputar a eleição na capital pernambucana. Sem falar que seu alinhamento com o Palácio anima-o em se tornar uma opção caso tivesse segundo turno.
ARTICULADA - Ao reunir todos os lados da política estadual em torno do seu palanque, a prefeita Márcia Conrado (PT) mostrou que é uma exímia articuladora e que terá pela frente uma reeleição consolidada na cidade de Serra Talhada, no Sertão do estado.
FRASE DO DIA: “Recebo com muita tranquilidade”, disse o deputado estadual Luciano Duque (SD) após Marília Arraes levar o Solidariedade para o palanque da prefeita Márcia Conrado (PT), em Serra Talhada.
RÁPIDAS
DE OLHO EM BRASÍLIA - De forma unânime, a classe política reconhece que o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, que preside o Podemos em Pernambuco, vem pavimentando bem seu projeto de ser federal em 2026. Ele montou o partido bem e vai colher bons frutos disso, além de alianças com outras lideranças fora da sua legenda.
ANIMADO - O ex-prefeito Ulisses Felinto (Republicanos) revelou à coluna que está muito animado para disputar a eleição em Timbaúba. Ele tá batendo em cima dos erros da atual gestão e trazendo à memória as ações do seu governo.
HOMENAGEM - O presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), recebe hoje, na Câmara de Vereadores do Recife, o título de cidadão do município. A proposição foi do vereador Victor André Gomes (UB). O ato acontece, às 19h, no plenário da Casa José Mariano.
PINGA-FOGO: Quem será o vice de Zé Queiroz em Caruaru?