Coluna da segunda | PP embarca de vez no Governo Raquel Lyra
Após ter se afastado da gestão do prefeito João Campos (PSB) no Recife, o PP embarcou de vez no Governo Raquel Lyra. Sob a presidência do deputado Eduardo da Fonte, os parlamentares já haviam sinalizado que seriam da base do Governo na Alepe durante a eleição para Mesa Diretora. Agora eles recebem a sinalização que faltava: manterão espaços estratégicos, como a presidência do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) e terão de volta o ex-deputado Henrique Queiroz no comando do Iterpe, órgão responsável pela reforma agrária do Governo. Outros espaços também serão ofertados.
Aliado de Raquel no segundo turno, o PP detém a segunda maior bancada da Assembleia Legislativa, sendo peça de fundamental importância devido à bancada irrisória eleita com a governadora. Essa equação com a legenda põe um ponto final nas conversas de que a governadora não está fazendo política. Ela está agindo no ritmo próprio e paulatinamente.
A sinalização de Raquel ao PP abrirá caminhos para que outros partidos iniciem diálogo com o Palácio, a exemplo do União Brasil, que está a passos largos para formalizar uma federação com o próprio PP. Eduardo da Fonte e Luciano Bivar estão em plena sintonia e isso ajudará a política do Governo a prosperar nas articulações.
GESTOR DE DESTAQUE – O retorno do ex-deputado Henrique Queiroz para a presidência do Iterpe foi uma decisão acertada do novo Governo. Ele conseguiu, em pouco tempo, tirar o Instituto dos bastidores e colocar na vitrine. Henrique ampliou a relação do órgão com os movimentos sociais. Sua gestão foi destaque no Governo Paulo Câmara e tem tudo para continuar, agora na gestão de Raquel Lyra.
FOCO NOS PARTIDOS – O aceno de Raquel ao PP é a prova de que a governadora está focada em atores políticos que detém o comando de suas legendas. Ela sabe que terá pela frente a eleição do Recife e de outros colégios eleitorais estratégicos, como Caruaru, e que o tempo de propaganda eleitoral contará muito. Com uma base formada por partidos que possuem uma boa representação no Congresso, os candidatos “abençoados” por Raquel terão mais tempo de rádio e TV, garantindo condições competitivas em seus municípios.
DELEGACIA 24 HORAS – Por falar na governadora, a medida anunciada por ela sobre deixar abertas as delegacias das mulheres no regime de 24 horas foi bastante elogiada pela população. A ação também serviu para silenciar um pouco as cobranças da deputada Gleide Ângelo (PSB), que até pouco tempo detinha o influência nessas delegacias no Estado.
FRASE DO DIA: “'Ela (Michelle) poderia usar, não poderia desfazer-se daquilo', do ex-presidente Jair Bolsonaro, sobre joias da esposa trazidas ilegalmente.
RÁPIDAS
OLINDA – O presidente da Câmara de Vereadores, Saulo Holanda, vem fazendo uma série de melhorias na sede do Legislativo municipal de Olinda. Ele também tem investido na modernização dos sistemas da Casa. Saulo é um dos nomes lembrados para disputar a Prefeitura no próximo ano.
DATA MAGNA - O feriado de hoje marca a data da Revolução Pernambucana de 1817, quando Pernambuco se tornou, momentaneamente, um País independente do Brasil. A governadora Raquel Lyra e sua vice Priscila Krause comandarão homenagens alusivas à celebração de hoje.
PESQUISA NO FORNO – O instituto de pesquisas Simplex, em parceria com este blog, divulga amanhã os números de avaliação da gestão do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB). Você confere tudo nesta terça, a partir da meia-noite.
PINGA-FOGO: O prefeito Rodrigo Pinheiro está rejeitado ou aprovado em Caruaru?