Coluna da segunda | Pedro Campos pode ser o fato novo na política de Goiana
Terceiro mais votado em Goiana na eleição passada para deputado federal, o nome de Pedro Campos (PSB) vem ganhando força nos bastidores da política no município para uma eventual disputa à Prefeitura no próximo ano.
O filho de Eduardo Campos obteve 2.796 votos na cidade no ano passado, ficando atrás apenas do atual vice-prefeito Fernando Veloso e do deputado Luciano Bivar. Historicamente, não só a cidade de Goiana como toda região da Mata Norte sempre teve uma relação com o PSB, sobretudo com Miguel Arraes e Eduardo Campos. A chegada da Fiat e a força da Hemobrás reforçaram esse discurso de identificação e proximidade.
Jovem de 27 anos, Pedro está no seu primeiro mandato de deputado federal e não perderia nada se disputasse a eleição de 2024. O cenário no município está completamente em aberto, e alguns vereadores já estão fazendo contas da possibilidade do socialista entrar no jogo. Goiana é uma cidade estratégica e sempre esteve no radar do PSB. Anos atrás, o ex-deputado Aluisio Lessa cogitou disputar, mas declinou.
Se concretizando essa postulação, Pedro Campos será o grande fato novo na política goianense, e isso terá impacto na montagem da eleição de 2024.
BANHO GELADO - A resolução do TSE sobre a impossibilidade de disputar a reeleição foi um verdadeiro banho de água fria no projeto do prefeito de Goiana, Eduardo Honório. Ele agora terá a missão de escolher o sucessor ou sucessora. Eduardo já vem testando alguns nomes na rua, mas sem êxito.
FESTA GRANDE - A prefeita Márcia Conrado (PT) comandou uma grande festa em comemoração dos 172 anos de Serra Talhada. O final de semana foi movimentado. Chamou a atenção, durante o desfile, a aula de civilidade entre a gestora e o deputado Waldemar de Oliveira (Avante), que fez questão de subir no palanque oficial. Mesmo militando em palanques opostos, ambos mostraram que o foco era homenagear a cidade.
BATE E REBATE - Após lançar uma nota rompendo com o prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, o vice-prefeito Dido Vieira recebeu uma resposta à altura do próprio gestor, que o chamou de "ingrato" e apontou contradições. Quem deve está rindo à toa com essa briga é o ex-prefeito Júnior Matuto, ao ver o grupo da gestão rompendo.
FRASE DO DIA: “Um alerta: é hora de intensificar a vacinação. As hospitalizações e óbitos pela COVID-19 ocorrem principalmente em indivíduos que não tomaram as doses de vacina recomendadas", disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em rede nacional de rádio e TV.
RÁPIDAS
ENTROSADOS - Os deputados Mário Ricardo e Guilherme Uchoa Júnior estão cada vez mais entrosados. Ontem, cumpriram uma extensa agenda juntos, que foi de cavalgada até torneio de futebol de mesa. O tom deve ser esse na região no pleito de 2024.
ABERTO AO DIÁLOGO - O ex-deputado Carlos Lapa, ao falar sobre Tracunhaém, não descartou aliança com ninguém. “Podemos estar com o atual prefeito, com o ex-prefeito ou com candidatura própria. Tudo isso vai depender de uma conversa que terei segunda com uma pessoa”, falou, fazendo mistério.
SEM CHANCE - Um interlocutor próximo ao ex-deputado e ex-candidato a governador Danilo Cabral disse à coluna que a “chance é zero" para que ele entre na disputa pela Prefeitura de Surubim.
PINGA-FOGO: Pedro Campos vai mesmo entrar na disputa em Goiana?