Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Coluna Diária

Coluna da segunda | O xis da eleição de Caruaru


Por: REDAÇÃO Portal

05/08/2024
    Compartilhe:

Com a reviravolta no cenário eleitoral em Caruaru, quando Tonynho Rodrigues (MDB) aceita ser vice de José Queiroz (PDT) e, juntos, os grupos antagônicos se unem historicamente, a eleição na capital do Agreste emite sinais de uma polarização entre esse novo grupo político com a candidatura do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), apoiado pela governadora Raquel Lyra.

A eleição começa a dar sinais de que poderá ser resolvida já no primeiro turno. Um fator, porém, precisa ser levado em consideração, ou melhor, o xis da eleição é o tamanho que terá a candidatura do PL, capitaneada pelo deputado federal Fernando Rodolfo, terá. Ele terá o apoio do ex-presidente Bolsonaro, que desembarca na cidade na próxima quinta. Além disso, contará com um bom tempo de propaganda eleitoral e inserções partidárias. 

O percentual final de Fernando Rodolfo, somado aos demais candidatos, como Armandinho, será a raiz de como será o desenho final da eleição. E se ele conseguirá furar a bolha da polarização posta entre Queiroz e Rodrigo. O fato é que a eleição em Caruaru assumiu um protagonismo estadual por ser a terra da governadora e pelo prefeito João Campos ter assumido o outro lado. 

SAÍDA TRAUMÁTICA - O desembarque de Tony Gel e Tonynho do Governo não foi tão tranquilo como muitos imaginam. Segundo fontes, a conversa foi dura e expôs um racha que não deverá mais se reparar. Formalmente, Tony entregou o cargo que ocupava na Copergás, mas o trauma ficou. 

PALANQUE DEFINIDO - Após os Rodrigues desembarcarem do seu Governo, a governadora Raquel Lyra (PSDB) ficou com o caminho claro para pôr suas digitais na eleição da cidade que governou por duas vezes. A campanha de Rodrigo Pinheiro se transformou na sua prioridade máxima, pois vencer em Caruaru, hoje, virou um dever para 26.

A TODO VAPOR- Na convenção da Frente Popular do Recife, o candidato a vereador Eduardo Mota, do PSB, mostrou que não está para brincadeira. Acompanhado de uma grande público e diversos líderes comunitários, Mota já figura na lista dos possíveis eleitos. Engenheiro e ex-gerente geral da Secretaria de Infraestrutura, tem mostrado habilidade política, além de ser bom de rua.

FRASE DO DIA: “Pernambuco precisa de João Campos”, disse o presidente da Alepe, Álvaro Porto, na convenção do socialista. 

RÁPIDAS 

PONTAPÉ INICIAL - O candidato de Bolsonaro em Recife, o ex-ministro Gilson Machado Neto (PL), realizou, ontem, sua convenção ao lado de lideranças da direita estadual. Gilson prometeu armar a guarda e cuidar dos autistas durante coletiva. 

AGENDA PESADA - Como esta coluna antecipou, além de sua própria convenção na manhã, o prefeito João Campos (PSB) teve disposição para ir a Caruaru reforçar o palanque de Zé Queiroz (PDT) e terminar a noite em Surubim ao lado de Véia de Aprigio (PSB).

PP NO RECIFE - Sob o comando do deputado federal Eduardo da Fonte, o Progressistas define hoje se apoiará Daniel Coelho (PSD) ou se lançará uma candidatura própria com a missionária Michelle Colins. A equação de Jaboatão está no jogo. 

PINGA-FOGO: O eleitorado vai digerir a junção de Tonynho com Zé Queiroz?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook