Coluna da segunda | O nó tático de Lula através do Republicanos
Observadores da cena política pernambucana começam a perceber que o presidente Lula (PT) conseguiu assumir as rédeas de todas as articulações das eleições de 2024 e até de 2026 numa única jogada: o adiamento da decisão do Republicanos sobre as disputas em Caruaru e no Recife.
Partido estratégico para Lula no cenário nacional, o Republicanos foi um dos braços apoiadores de Jair Bolsonaro em 2022. Em Pernambuco, no entanto, a sigla estava alinhada ao governo do PSB. Alçada à Esplanada dos Ministérios com Silvio Costa Filho, a legenda é cobiçada pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), virtual adversário da governadora Raquel Lyra (PSDB) daqui a dois anos.
Com o Republicanos protelando a definição de palanque em Caruaru, base de Raquel, o tucanato estadual fica esperando a definição dos rumos para fazer os próximos movimentos. Da mesma forma, o PSB ainda espera o apoio formal da sigla no Recife, o que também ficará para depois, mesmo Silvinho mostrando muita disposição para que isso aconteça logo. A foto do último sábado é a prova disso.
Adiando as definições para março, Lula pegou o comando dos rumos de Pernambuco. Os virtuais palanques ficarão à mercê de suas costuras, já que ambos saíram fragilizados das urnas - o PSB perdeu o comando do estado após 16 anos e o PSDB, apesar de vitorioso, não formou uma base pra chamar de sua e ainda vivenciou crises internas. A faca e o queijo foram parar nas mãos dos petistas, e as exigências nas negociações serão altas daqui para a frente.
FIDELIDADE - Essa leitura só pode ser publicada pelo peso da fidelidade que o ministro Silvio Costa Filho nutre ao presidente e à articulação política do Planalto. A correção fez ele chegar à Esplanada e ser fiel o mantém lá.
GOIANA - Por falar no Republicanos, em Goiana, a terra da Fiat em Pernambuco, o partido se prepara para lançar a pré-candidatura de Quinho Fenelon para prefeito. Um grande ato está sendo organizado para depois do Carnaval.
MAIS CANDIDATO- Outro pré-candidato a prefeito que optou pelo Republicanos é Dimas Natanael, de Lagoa de Itaenga. O empresário enfrentará uma eleição dura e tem a bênção e apoio do presidente licenciado da sigla, o ministro Silvio Costa Filho, e do deputado estadual Aglailson Victor.
FRASE DO DIA: “Será uma eleição esclarecedora, pois vamos mostrar a verdade”, diz Gilson Machado antecipando o tom da campanha no Recife.
SELANDO A PAZ - O advogado Antônio Campos, irmão de Eduardo Campos, mudou o discurso e fez uma declaração à imprensa apoiando incondicionalmente a reeleição do prefeito João Campos, seu sobrinho.
CENSURA? - Pegaram muito mal as declarações do presidente da Associação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, que, em artigo, trata como “histórica” a decisão de vetar a atividade de repórteres das emissoras de rádio, do legítimo acesso ao estádio para transmissão de jogos de futebol. As associações de imprensa repudiaram fortemente.
LANÇAMENTO - Ao lado do deputado Sileno Guedes, o vereador Marcos Mariano lançou a sua pré-candidatura a prefeito de São Joaquim do Monte, Agreste de Pernambuco. Ele vai disputar a eleição pelo Republicanos em um arcodo com o PSB.
PINGA-FOGO: Antônio Campos mudou de posição sobre João pensando no apoio em Olinda?