Coluna da segunda | O grande eleitor
A notícia da desistência do prefeito Fábio Aragão (PSD), de disputar a reeleição em Santa Cruz do Capibaribe este ano, caiu como uma bomba no cenário político local na semana passada. Os desdobramentos disso ficaram por conta das análises. O blog trouxe hoje, com exclusividade, a primeira pesquisa depois do fato e como ficou a cabeça do eleitor no munícipio.
Primeiro, chama atenção o aumento significativo da popularidade do prefeito. Ele chegou a 90% de aprovação, um número recorde da sua própria gestão; na última divulgada, ele tinha 82%. Essa é a prova de que os eleitores aprovaram não só sua administração como também o gesto da renúncia à reeleição. Essa popularidade reflete diretamente no desempenho do seu pré-candidato, o vice-prefeito Hélio Aragão (PSD), que lidera todos os cenários.
A questão religiosa de Fábio não é uma coisa de hoje e isso já projetava seu vice em várias ações da gestão nos dias de guarda do gestor, sobretudo nas festividades, momento em que qualquer governo vive seu apogeu. Ter o mesmo sobrenome, mesmo não sendo familiares, também ajuda muito. Além de estarem na mesma legenda.
Em suma, Santa Cruz dá sinais de que aceitou bem a saída do prefeito, mas, mesmo assim, é necessário ver outras pesquisas daqui pra frente para saber se esse cenário vai cristalizar. Fábio deixa de ser um grande candidato para ser um grande eleitor. Isso tem um impacto inevitável. O fato é que contra números não há argumentos.
AGENDA COM O MINISTRO – Por falar em Santa Cruz do Capibaribe, nesse domingo, o prefeito Fábio Aragão (PSD) recebeu o ministro de Empreepreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, para inaugurar a Agência Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Adec) na cidade. Os deputados Diogo Moraes e Felipe Carreras, ambos do PSB, também estiveram presentes.
SERRA TALHADA – O deputado estadual Luciano Duque lançou a pré-candidatura do seu filho e presidente da juventude do Podemos no estado, Miguel Duque, à prefeitura de Serra Talhada, no Sertão. O ato aconteceu após ele ver seu partido, o Solidariedade, dar apoio à reeleição da prefeita Márcia Conrado (PT).
FRASE DO DIA: “No cardápio da política, o primeiro item é o diálogo”, disse Álvaro Mendonça, ex-presidente nacional da Caixa Econômica e atual superintendente da Alepe.
RÁPIDAS
CABO – O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, recebeu o deputado e pré-candidato a prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (SD), para debater o cenário no munícipio.
PONTO POSITIVO – O prefeito Simão Durando (UB), de Petrolina, vem comemorando o sucesso da abertura do São João deste ano e ele tende a sair com avaliação em alta com o fim dos festejos.
MOSTROU FORÇA - O prefeito Gustavo Caribé, de Belém de Maria, lotou uma casa de festa para lançar sua pré-candidatura à reeleição. O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, foi lá reforçar o palanque.
PINGA-FOGO: Como serão os movimentos da oposição após a saída de Fábio Aragão do páreo?