Coluna da segunda | Municipalismo em alta
Começa, hoje, em Gravatá, o seminário para novos gestores municipais promovido pelo Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). Em conversa com a coluna, o presidente da instituição e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PODE), comemorou o quantitativo de inscritos. “Mais de 170 prefeitos se inscreveram e quase 1000 pessoas no total”, disse.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) confirmou presença na abertura do evento e há uma grande expectativa se ela fará algum anúncio ou se vai resguardar para lançar algo no encontro que terá com os prefeitos no Palácio no dia 22 deste mês.
Por fim, a AMUPE larga na frente e fortalece a pauta municipalista. “Vamos fazer o maior encontro para novos prefeitos da história”, disse Marcelo Gouveia.
CLIMA DE PACIFICAÇÃO - Fazendo um breve balanço dos anúncios públicos e dos que acontecerão esta semana, o deputado estadual Gustavo Gouveia (SD) já formou uma base que ultrapassa a maioria da Casa Joaquim Nabuco e deverá ser reconduzido à 1ª secretaria.
LITORAL NORTE FRAGMENTADO - Diferente do que foi em 2022, quando o deputado Mário Ricardo (Republicanos) surfou só em toda região, o Litoral Norte aponta pra uma fragmentação. Praticamente, cada cidade terá um candidato próprio para uma vaga na Alepe. Já o deputado Júnior Uchoa é o único federal da regional até o momento.
FRASE DO DIA: “Não é momento para divisionismo”, defende o deputado Izaías Regis sobre as eleições da Mesa Diretora da Alepe.
FIEL ESCUDEIRO - A exemplo do que foi seu pai com Eduardo Campos, o prefeito Vinícius Labanca se transformou no fiel escudeiro de João Campos. Qualquer crítica ou debate sobre Campos, ele de pronto entra na defesa.
SINA DOS COELHOS? - Se confirmar a federação que está circulando na imprensa, entre União Brasil, Republicanos e PP, os Coelhos, que sonhavam assumir uma legenda, verão a força ficar com Eduardo da Fonte, que detém o maior número de parlamentares. Será uma sina?
PINGA-FOGO: Raquel Lyra fará mudanças no primeiro escalão?