Coluna da segunda | Mudanças à vista
Foto: Elvys Lopes/TV Globo
Por Lucas Arruda
Recife terá seis novas secretarias a partir de 2025. A reforma administrativa do Executivo municipal foi encaminhada à Casa de José Mariano no sábado (21) e, sem perder tempo, o presidente Romerinho Jatobá (PSB) convocou os vereadores para discussão da proposta em sessões extraordinárias, como consta no Diário Oficial do Recife deste domingo (22). A expectativa é de que o Projeto de Lei seja aprovado até a sexta-feira (27), entre a ceia do Natal e os fogos do Ano-Novo.
Serão criadas: Secretaria de Ordem Pública e Segurança; Secretaria de Administração; Secretaria de Articulação Política e Social; Secretaria de Direitos Humanos e Juventude; Secretaria de Relações Institucionais; e Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz.
O destaque vai para a Secretaria de Ordem Pública e Segurança, que abrigará o Centro de Operações da Prefeitura do Recife (COP), a Guarda-Municipal (GMR) e a CTTU. O premiado Compaz terá um olhar especial, por meio da Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz.
Entre os anúncios já feitos pelo prefeito João Campos, Fred Amâncio segue na Secretaria de Educação, assim como Gilberto Prazeres como Chefe do Gabinete de Imprensa. A novidade fica por conta de Pâmela Alves na Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome.
ESPERAVAM MAIS - Apesar da nomeação de quase 200 novos profissionais de educação feita pela Prefeitura do Recife, os aprovados no cadastro de reserva ficaram na bronca, afinal houve apenas a substituição dos convocados que desistiram ou pediram final de fila. Quem aguarda para ver seu nome no Diário Oficial afirma que a Prefeitura não fez mais que sua obrigação.
NEGOU - Ao fim do mandato de presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) fez um balanço positivo dos últimos quatro anos e rechaçou a possibilidade de virar ministro do governo Lula. Com a reforma na Esplanada dos Ministérios que se avizinha, Pacheco disse que pretende continuar atuando no gabinete 24 do Senado.
FRASE DO DIA: “Mesmo no início dos trabalhos, quando a governadora enfrentou dificuldades na Casa, conseguimos aprovar todas as propostas enviadas por ela”, disse o deputado Antônio Moraes (PP) em balanço sobre a atuação da CCLJ.
RÁPIDAS
VAI FALAR - O presidente Lula fará um pronunciamento de 3 minutos e 20 segundos, nesta segunda-feira (23), em rede de rádio e televisão. O tempo é suficiente para mostrar aos brasileiros que está bem, após as cirurgias de emergência na cabeça. Além disso, Lula não deve deixar passar em branco a histeria do mercado financeiro.
VAI BAIXAR? - O dólar chega a terceira semana acima dos R$ 6. É bem verdade que o cenário internacional não colabora, mas a fala do presidente hoje deve gerar impactos. Afinal, ele mesmo prometeu mudanças na comunicação do governo.
RESPOSTA - Acertou Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, em dar uma resposta rápida e se colocar à disposição, em nome do governo federal, diante do acidente aéreo em Gramado-RS. Silvio se consolida pela eficiência e entrega na função.
PINGA-FOGO: Quem serão os novos secretários escolhidos por João Campos?