Coluna da segunda | Lula só no 2º turno
Faltando menos de 15 dias para o primeiro turno das eleições deste ano, quem esperava o presidente Lula (PT) aparecer para reforçar as candidaturas dos aliados terá que se contentar com sua presença só no segundo turno.
Primeiro, ficou muito claro que o presidente não quis colocar sua digital na eleição municipal, sem falar nas séries de problemas que estão sob sua mesa: queimadas e sucessão no Congresso Nacional só para exemplificar.
Depois, ir para uns estados e levar falta em outros, sobretudo no Nordeste, iria pegar muito mal. Uma fonte da equipe política do presidente revelou à coluna que ele estará presente no segundo turno. “São menos cidades e ficará mais fácil elencar as prioridades”, disse.
Essa ausência ajuda o prefeito João Campos, que, hoje, tem em seu palanque muitos eleitores da direita, ao mesmo tempo que atrapalha um Elias Gomes em Jaboatão e Zé Queiroz em Caruaru, que sentirão essa falta de Lula ao lado.
LIDERANÇA DO AGRESTE - Impressionou o número de aprovação da gestão da prefeita Sandra Paes (Republicanos) em Canhotinho. Ela tem 90,1% de aprovação, segundo a pesquisa Simplex. Sandra também lidera todos os cenários na intenção de votos. Ela é, de longe, a gestão mais bem bem avaliada da região e ultrapassa a marca de 90% dos votos válidos.
CENÁRIO IDEAL - Liderando as últimas pesquisas registradas em Vicência, o candidato Éder do Detran (PSDB), além de contar com o apoio do prefeito Guiga, vê o grupo de oposição se esfacelando. Esse é o cenário ideal para um candidato faltando 15 dias para a eleição.
FRASE DO DIA: “O estado está crescendo e está na hora de Carpina acompanhar essa mudança”, disse a governadora Raquel Lyra ao lado de Eduarda Gouveia (Podemos).
PRIORIDADE - A governadora Raquel Lyra já esteve em Carpina várias vezes para reforçar o palanque de Eduarda Gouveia (Podemos). Isso prova que a eleição na cidade é uma das prioridades da governadora.
SANTA CRUZ - Por falar em campanha, Raquel entrou de verdade na campanha em Santa Cruz do Capibaribe. Em menos de uma semana, esteve duas vezes em Santa Cruz ao lado do prefeito Fábio Aragão e do candidato Hélio.
PINGA-FOGO: Quem fará o maior número de prefeitos: João Campos ou Raquel Lyra?