Coluna da segunda | “Democracia inabalada”
Esse foi o nome escolhido pelo Palácio do Planalto para batizar o ato que acontecerá, hoje, para marcar o primeiro ano dos atos terroristas que aconteceram naquele fatídico 8 de janeiro de 2023. A sessão, que será comandada pelo presidente Lula, reunirá cerca de 500 convidados no Salão Negro e terá a presença de ministros do Supremo, governadores, prefeitos e congressistas.
"Democracia inabalaba" foi o nome final escolhido baseado em uma campanha institucional promovida pelo STF ano passado. O primeiro nome seria "Democracia restaurada", porém sofreu inúmeras críticas por parte dos deputados e senadores.
O ato trará o simbolismo da força das instituições em prol do estado democrático, ao mesmo tempo que reforça a imagem do presidente como líder, que tem o objetivo de unir o país em meio ao clima de polarização ainda existente. A governadora Raquel Lyra e a prefeita do Recife em exercício Isabella de Roldão não confirmaram presença.
PREVISÃO DE AGENDA - A assessoria da presidência da República soltou um credenciamento prévio, ontem, para uma agenda do presidente Lula no município de Goiana, na Mata Norte pernambucana. Ainda sem data confirmada, Lula deverá empossar o novo presidente da Hemobras e visitar Suape. Segundo fonte palaciana, uma reunião será feita hoje para fechar toda a agenda deste mês. "A previsão é que aconteça agora em janeiro”, disse.
POSSE - O conselheiro Valdecir Pascoal será empossado, hoje, como novo presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco. A sessão está marcada para as 17h, no auditório da Escola do Judiciário (ESMAPE) e terá transmissão pelas redes sociais da Corte de contas.
FRASE DO DIA: “Precisamos achar os culpados para tirar essa desconfiança”, disse o ministro da Defesa, José Múcio, sobre o 8 de janeiro.
RÁPIDAS
ITAMARACÁ - O presidente da Câmara de Vereadores da cidade, vereador Ailton Aguiar, apresentou seu nome para concorrer à Prefeitura da ilha. Recheada de problemas, o quadro ainda está indefinido na política local.
EM BUSCA DE RECURSOS - Nome forte para o pleito em Vertentes, Igor Miranda teve uma reunião com o superintendente adjunto da Codevasf, Samuel Andrade, para pedir ações para sua cidade. Igor já está cumprindo agenda de prefeito.
FATO NOVO - A política no Litoral Norte terá um fato novo esta semana que vai mexer com o tabuleiro eleitoral das principais cidades.
PINGA-FOGO: Quando será que o Palácio cairá em campo para preparar os palanques municipais?